quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O charme do Home Theater

FOTO: CÉSAR PERRARI
Painel TV
A tendência de possuir sua própria sala de cinema não é novidade. Cada vez mais brasileiros estão aderindo à ideia. Home theater é sinônimo de lazer e momentos de descontração e entretenimento com a família e amigos. Isso pede um ambiente calmo e, se possível, exclusivo, mas se não puder dispor de uma sala só para essa função, pense em um canto mais reservado.
Segundo o arquiteto Allan Feio, “o tamanho do local é importante. O ideal é dispor de um ambiente com metragem a partir de 9 m², que, além de comportar os equipamentos adequadamente, também garante mais conforto para as pessoas”. Assim, o layout dos móveis pode ser melhor trabalhado. Sofás e poltronas devem estar dispostos sempre na frente, e nunca de lado para a TV. O conforto dos assentos deve ser um cuidado. É preciso considerar que a pessoa ficará sentada cerca de duas horas, praticamente na mesma posição. Escolha sempre estofados confortáveis, se possível com apoio para os pés. Allan orienta que uma ótima escolha é um estofado com o recurso do assento extensível, que transforma o sofá em chaise. Entretanto, faz uma ressalva. “A chaise precisa de espaços amplos. Por isso, nem sempre é a melhor opção para quem mora em apartamentos menores”, comenta. Mesas de apoio, seja lateral ou de centro, também são uma boa opção, pois deixam tudo sempre à mão.
O móvel deve ser cuidadosamente projetado para abrigar todos os equipamentos eletrônicos do Home Theater como aparelho de DVD, blue-ray, caixas acústicas e receiver. A dica é medir cada aparelho a ser utilizado no ambiente e prever nichos específicos para cada um deles. Se optar por fixar a TV na parede, é aconselhável projetar um painel, que além de compor o móvel esteticamente, servirá para esconder os cabos e fios. A escolha do tamanho da TV vai depender das dimensões do ambiente. É importante levar em conta a distância entre o sofá e a tela, obtendo assim o máximo de conforto visual. O ideal é que o expectador visualize a tela por inteiro. Para definir a dimensão adequada, um cálculo simples pode ser feito. “A distância entre o televisor e o sofá deve ser multiplicada por 15, e o resultado teremos a dimensão da TV em polegadas”, ensina o arquiteto. Como regra geral, podemos considerar que um aparelho de 42” pede uma distância de 3m. A altura da TV também é muito importante, devendo o centro do mesmo ficar entre 1,20 a 1,30m do chão.
Os materiais utilizados para revestir o ambiente podem interferir na acústica do local. Dê preferência aos materiais que melhoram a acústica, como madeira, carpete e tecidos. Devem-se evitar superfícies que refletem a luz, como vidros e espelhos. Utilize cortinas para impedir a entrada de luz natural, com destaque para as do tipo black out. Trabalhar a iluminação indireta é a melhor solução, pois evita grandes contrastes entre sombras e claridade. Também são recomendados alguns balizadores na altura do rodapé, que não atrapalham a visão da tela e orientam quem quiser se movimentar. “Um dimmer, aparelho que controla a intensidade das luzes, é um investimento que vale a pena neste ambiente”, finaliza Allan Feio.

Publicado na Revista Troppo de O Liberal. Em 09/08/15

2 comentários:

Construindo Minha Casa Clean disse...

Oi Allan!
Fica lindo e super funcional!!
Abraço!

construindominhacasaclean.com

Unknown disse...

Ótima dica.
Eu tinha uma sala completamente desconfortável para assistir TV, ver um filme então...
tudo por culpa do sofá ruim. rsrsrs

Adorei o blog, estou seguindo.
Beijos
Thaís