segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O vilão pode estar dentro de sua própria casa

Segundo dados da SBAI - Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia, cerca de 30% da população mundial possui algum tipo de alergia. A poeira é a principal causa dos problemas respiratórios. O Dia Mundial da Alergia, 8 de Julho, foi instituído como forma de conscientizar a população sobre a importância da doença.
Atualmente, as pessoas passam muito mais tempo dentro de casa. Para os que já possuem alguma tendência à alergia, sua moradia requer alguns cuidados especiais. Segundo o arquiteto Allan Feio “não são necessárias mudanças drásticas na decoração. Pequenos cuidados podem trazer muitos benefícios à saúde do morador”.
Os móveis devem ser simples, com bordas lisas e de fácil limpeza. Sofás e poltronas de couro, vinil ou plástico são mais aconselháveis, enquanto que os de tecido evitados. O uso de cortinas, principalmente as pesadas de pano, é desaconselhável. Dê preferência às persianas de PVC. Evite objetos pendurados na parede que apresentem dificuldades de limpeza e que possam acumular poeira, como quadros e espelhos.
As paredes de todos os ambientes devem ser pintadas com tintas acrílicas ou epóxi. “O mercado oferece tintas anti-mofo, aditivadas com agentes fungicidas, que previnem a proliferação de fungos. Estes produtos possuem odor suave, rápida secagem e resistência à umidade nas paredes”, afirma Allan.
De todos os ambientes, o quarto de dormir requer uma atenção especial, em virtude da quantidade de horas que o morador permanece no mesmo. “Evite almofadas, tapetes, carpetes, bichos de pelúcia e tudo mais que possa acumular poeira. O ideal é pensar em uma ambientação com poucos móveis e elementos decorativos expostos, como porta retratos”, aconselha o arquiteto. As estantes e armários devem ter portas fechadas. Os pisos vinílicos e cerâmicos, por terem uma limpeza mais fácil, são os mais recomendáveis nos dormitórios.
A cama reúne condições propícias (temperatura, umidade e escamação de pele humana) para o desenvolvimento de colônias de ácaro, fungos e mofo. Por isso devem-se encapar colchões e travesseiros com capas impermeáveis especiais. Fuja dos travesseiros de penas ou flocos, prefira os modelos com espuma inteiriça ou hipoalergênico.
De um modo geral, a limpeza deve ser feita diariamente, com água e produtos de limpeza adequados, sem odor ativo. Evite usar vassouras e espanadores bem como aspiradores que não tenham filtros para reter partículas bem pequenas. Não esqueça de limpar semanalmente o filtro do ar condicionado, para remover a sujeira acumulada. Por fim, mantenha as janelas abertas durante o dia, para o vento circular e arejar os ambientes da casa.


Publicado em O Liberal em 08/07/07

Nenhum comentário: