sábado, 15 de dezembro de 2012

Niemeyer em móveis e decoração


Foto: Casa Cláudia
O mestre Oscar Niemeyer completaria hoje 105 anos. Em sua homenagem, o dia 15 de dezembro foi instituído como o Dia do Arquiteto. Seu talento ficou eternizado em centenas de obras por todo o planeta. Mas não foi só na arquitetura que Niemeyer se destacou. Ele se aventurou também pelo design de mobiliário, criando diversas peças em parceria com a sua filha Anna Maria. É possível identificar o traço característico do arquiteto nos móveis, com suas linhas curvas e sedutoras.
A mais famosa de suas criações é a cadeira de balanço Rio. Ela foi desenvolvida com uma estrutura de madeira ebanizada prensada, trama de palhinha e rolinho de couro. A linha é composta ainda por outros 13 itens. A Marquesa é uma chaise também com assento em palhinha. A poltrona e banqueta Alta foram as primeiras peças criadas pela dupla Oscar e Anna Maria. Destaque também para a espreguiçadeira com assento de couro, que lembra a silhueta das montanhas, e para mesa de jantar em madeira laqueada, entre muitas outras peças.

Além dos móveis criados por Niemeyer, sua vasta obra serviu de inspiração para a criação de outros objetos e elementos de decoração. Há diversos adesivos de parede que reproduzem seus projetos mais famosos, como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e o Palácio do Planalto. Há ainda almofadas, objetos decorativos e quadros variados.


Móveis



Nenhum comentário: