quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Cuidado com as luzes de Natal


 Foto: Casa Pro
Estamos a poucos dias do Natal e a sua casa já deve estar toda decorada. A árvore está enfeitada e há luzes por todos os lados. Eis que surge uma questão importante: Além da beleza da sua decoração, você se preocupou com a segurança das instalações destas lâmpadas? Você sabia que nestas épocas de festas de final de ano as ocorrências de curto-circuito são grandes? É bom ficar alerta. Descuidos e gambiarras podem causar graves acidentes.
Deem uma olhada nas dicas do Programa Casa Segura e da Abracopel para ter um Natal despreocupado:
  • Escolha com cuidado os cordões de luz, mangueiras e pisca-piscas. Eles devem ser de boa procedência e certificados pelos institutos controladores de qualidade.
  • Antes de instalar os artefatos, especialmente os já utilizados anteriormente, verifique sua condição geral e preste atenção às emendas e à película plástica isolante.
  • Emendas e conexões devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade.
  • Assegure-se de que a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si, sejam compatíveis com a carga elétrica requerida, observando o correto dimensionamento de cabos e fios.
  • Nunca toque na fiação nem substitua lâmpadas queimadas com o aparelho ligado à fonte de energia.
  • Na ornamentação de exteriores (como fachadas, jardins, varandas e grades), o cuidado deve ser redobrado. A umidade e a presença de água são fatores que elevam bastante a probabilidade de acidentes.
  • Não faça nenhuma instalação se você não tem conhecimento prévio de segurança elétrica. O correto é contratar um profissional habilitado para orientá-lo na aquisição de dispositivos e para realizar a instalação.


Agora que você já está atendo, que tal participar do Concurso Cultural Natal Seguro. É só curtir a página do Programa Casa Segura no Facebook e mandar uma foto e uma frase bem criativa que mostrem como o seu Natal será seguro. O vencedor vai levar um Samsung Galaxy Tab. Dá para participar até o fim de janeiro. Confira o regulamento e as instruções de como participar aqui

Nenhum comentário: