quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A 22ª edição da Casa Cor Rio de Janeiro


Fotos: Bol
O público pode conferir a partir de hoje a 22ª Casa Cor Rio de Janeiro. Este ano o evento acontece em um casarão antigo no bairro do Flamengo, construído em 1922, com mais de 4 mil m². São 52 ambientes, projetados por cerca de 80 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores, decoradores e paisagistas.
A proposta da Casa Cor Rio é resgatar a história do imóvel, respeitando as características arquitetônicas originais do prédio. No térreo, ficaram dispostos a recepção, lobby, salas, bar, restaurante e café. No primeiro pavimento, espaços residenciais e de estilo de vida como lofts e estúdios. No segundo, os espaços comerciais (lojas, escritórios, sala de cinema). O último será dedicado ao lazer com um Wine Bar e adega.
Gostei bastante dos ambientes, apesar de nenhum deles ter me surpreendido como ocorreu com a Casa Cor São Paulo. Fiz uma pequena seleção de espaços para vocês terem uma visão geral do evento.
Este aí em cima é o Cocktail Bar, de Paola Ribeiro. O destaque do ambiente são os móveis, como o sofá Chesterfield de couro, as poltronas Casual, da italiana Flexform, e as namoradeiras da Interni. Nas paredes, uma composição de fotografias e espelhos antigos dão o toque especial.


 O Apartamento do Carioca é assinado por Alexandre Lobo e Fábio Cardoso. No estar, uma foto adesiva mostra um painel oxidado e ocupa toda a parede. Chama a atenção também um triciclo de ferro.
O Atelier do Designer foi inspirado em Sergio Rodrigues. Projetado por Dani Parreira e Flávia Santoro, tem as paredes todas revestidas em madeira, o que deixa o espaço bem aconchegante. O ambiente é cheio de peças do designer, como boina, meias vermelhas, colete e botas marrons. Destaque para os bancos que viraram luminária e para os tapetes criados por Sergio especialmente para a Casa Cor.


A Biblioteca de Cristina e Laura Bezamat tem o pé direito bem alto. Uma estante ocupa todo o espaço de uma parede, até o teto. As arquitetas misturaram estofados com linhas contemporâneas com móveis clássicos. Uma escada em madeira, original da casa, completa o ambiente.
Lia Lamego e Fernanda Mancini criaram uma Cozinha ao mesmo tempo rústica e contemporânea. Um piso de porcelanato rústico e um patchwork de ladrilhos hidráulicos na parede convivem com geladeiras retrô laranjas.


Os grafites do artista Toz são os protagonistas do Estar Gourmet. Os arquitetos Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz criaram um grande lounge com tijolos e madeiramento aparentes. O espaço é composto por móveis com aparência industrial.
O Estúdio do Chef é composto por uma cozinha gourmet e um quarto. Os móveis e bancadas da cozinha são azuis, se destacando-se do restante do ambiente em tons de cinza. Projeto de Thoni Litsz.


Fragmentos de frisos, sancas e da própria fachada do antigo Hotel Sete de Setembro (sede da mostra) estão expostos em vitrines no centro do Estúdio do Marchand. O espaço, criado por Mário Santos, Eliane Amarante e Denise Niemeyer, tem apenas 50 m² e foi pensado para um marchand e restaurador.
O Estúdio Sustentável é uma criação de Leila Dionízios. Para criar o ambiente, a arquiteta inspirou-se no upcycling, que é um conceito de utilização de materiais descartados, transformando-os em novos produtos de maior valor ou qualidade.  Assim surgiu o painel da cabeceira da cama, que é feito madeira de caixote reciclado. Vasos e luminárias pendentes são feitos de papelão.


O Hostel Boutique é um ambiente bem neutro. A arquiteta Patrícia Fiúza utilizou tons como off white, cinza e fendi, que contrastam com tons mais fortes como o vermelho coral. 
O Laboratório Gourmet foi um espaço pensado para o chef receber os amigos e fazer suas experiências gastronômicas. Duda Porto misturou elementos antigos, rústicos e modernos. No centro do ambiente, uma mesa Canaviais da Saccaro, compondo com sofá em "L".


Um papel de parede com estampa de zíperes se destaca na Lavanderia. Claudia Pimenta e Patrícia Franco abusaram dos tons pastéis e de elementos da costura nos detalhes.
Muitos elementos das décadas de 60 e 70 aparecem na Sala de Jogos de Carlos Murdoch, Georgia Mantovani e Luciana Sodré. O resultado é um ambiente bastante divertido. No centro do espaço, um fusca branco parece surgir da parede.

Serviço 
Quando: de 3 de outubro a 19 de novembro
Onde: Avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo - Rio de Janeiro
Horário: de terça-feira a domingo (inclusive feriados), das 12h às 22h 
Quanto: R$ 35 (terça a sexta) e R$ 40 (sábados, domingos e feriados)
Informações: www.casacor.com.br/riodejaneiro

Nenhum comentário: