domingo, 7 de outubro de 2012

Preto mais que básico


Fotos: Internet
parede pretaFoi-se o tempo em que o preto era proibido nos interiores – antes, no máximo ficava restrito a móveis e objetos. Ultimamente, a cor tem aparecido em diversas áreas da casa e está sendo usada de várias formas. Pode ser em móveis, quadros, objetos, paredes inteiras e até mesmo em todo o ambiente. Mas cuidado: se for adotada incorretamente, pode dar a sensação de um lugar sombrio e sufocante, pelo efeito dramático que produz. Para ter um bom resultado é importante saber dosar, prestando atenção na iluminação, aliada a tecidos claros ou objetos coloridos. O toque de cor misturado ao preto deixa o ambiente despojado. É interessante mesclar os tons escuros com cores sóbrias ou amenas nas portas, rodapés e móveis, mantendo a elegância. “O ideal é ter o acompanhamento de um profissional na hora da escolha”, diz o arquiteto Allan Feio.
 
vaso sanitário preto

Cai bem em pisos
Tido como inovação, o piso preto ganha espaço em projetos residenciais. Muitos revestimentos já podem ser encontrados nessa cor: cerâmica, porcelanato, pedras, tacos, entre outros. Mas, ao adotar, é preciso tomar cuidado para não deixar o ambiente menor, caso ele já seja pequeno. O arquiteto Allan Feio chama a atenção para outro detalhe: “Engana-se quem pensa que o piso preto disfarça sujeira, pelo contrário. Se essa era a intenção ao usar um piso preto, pode esquecer”. Por isso, o ideal é escolher um material fácil de limpar.

parede preta

No escuro
Há alguns anos, a cor preta nas paredes já é moda, inspirada nas mostras decorativas que abusam deste artifício. O arquiteto Allan Feio aconselha: “Se optar por utilizar preto na parede, o ideal é eleger apenas uma superfície e combinar com piso e móveis mais claros e coloridos”, pois, desta forma, fica mais difícil de errar. Quando mesclado ao branco, garante ao ambiente um ar minimalista, um estilo clássico na decoração: aliado a tons como vermelho, amarelo, Pink e turquesa, garante jovialidade e descontração ao espaço. Outra tendência bastante utilizada ultimamente é o uso da tinta lousa. Na pintura, é melhor optar por pintura com acabamento fosco ou acetinado, para não destacar demais a parede, o que pode revelar suas falhas.

Móveis pretos

Fica a dica
Mesmo com este estímulo todo à cor, se houver receio de usá-la é possível optar por variações de cinza, como o grafite, trazendo a elegância sem pesar, ou lançar mão de detalhes como tapetes, papel de parede, etc. Vidros fumê, com transparência, são uma boa opção para quem quer aproveitar a moda sem errar. O teto é o local mais perigoso: aqui o preto só deve ser escolhido quando o pé-direito for muito alto. Uma vantagem é que a nuance é democrática, podendo ser usada para ambos os sexos. Ao contrário do que se pensa, não é uma cor masculina, as mulheres têm desejado enfatizar sua feminilidade com toques de ônix, por exemplo.
  
Publicado na Revista Construir Mais por Menos. Reportagem de Camila Oliveira

Nenhum comentário: