domingo, 30 de setembro de 2012

A elegância da poltrona Barcelona

Fotos: Casa Vogue e Internet
A Barcelona é talvez a poltrona mais utilizada na decoração pelo mundo a fora. Queridinha de arquitetos e decoradores, é um clássico do design, consagrada a mais de 80 anos. É composta por duas partes: a poltrona propriamente dita e um pufe para apoio dos pés. Sua base é em aço inox com assento e encosto em couro com detalhes em capitonê.

A sua história teve início em 1929 no Pavilhão Alemão para a Feira Internacional de Barcelona. Foi uma criação do arquiteto Mies Van der Rohe, em parceria com a designer Lilly Reich, especialmente para acomodar o Rei Afonso XIII e sua mulher durante a visita a feira. Além da poltrona, faziam parte da coleção mesas, bancos e outros mobiliários. Apesar do sucesso, a Barcelona só começou a ser fabricada em escala comercial a partir de 1953.
Hoje ela é muito comum em ambientes comerciais como consultórios, lojas e escritórios, mas também pode decorar residências e apartamentos. Com sua aparência clássica, tornou-se um móvel atemporal, encaixável em qualquer estilo. Além da sua versão tradicional, couro preto, pode ser encontrada em várias cores e tecidos. É uma boa opção para deixar a Barcelona com aparência menos formal.


Nenhum comentário: