domingo, 6 de fevereiro de 2011

Uma arquitetura responsável

Foto: Casa Cláudia
Na postagem sobre as apostas decorativas para 2011, a sustentabilidade foi apontada como uma tendência muito forte. A dúvida agora é: Como, de fato, a sustentabilidade pode se relacionar com a arquitetura? Tire da cabeça a idéia de uma casa com parede de garrafa pet e cobertura de palha. Arquitetura sustentável é muito mais do que isso.
Uma construção sustentável é aquela que utiliza recursos menos agressivos ao meio ambiente, evitando desperdícios de materiais e tratando seus resíduos de forma adequada, por exemplo. Este cuidado deve estar presente tanto na fase de construção ou reforma do imóvel quanto na sua utilização posterior. No momento do projeto, deve-se levar em conta questões como iluminação e ventilação naturais e optar por soluções que priorizem a economia de água e energia.
Os fabricantes desenvolveram uma série de materiais que não agridem o meio-ambiente. São os chamados “Ecoprodutos”. O mercado oferece telhas fabricadas com tubo de pasta de dente reciclada, tijolos ecológicos feitos de cimento prensado, forro obtido a partir do reprocessamento de resíduos industriais e peças de madeiras certificadas.
A Ecolar fabrica tijolos solo-cimento, obtidos através da mistura de solo, água e cimento, fabricados em prensa manual ou hidráulica, dispensando assim o processo da queima em fornos, que produz poluentes. Esta técnica construtiva, além de minimizar o tempo e custo de mão-de-obra, elimina o desperdício de materiais, típico de uma obra comum.
Você não precisa necessariamente utilizar ecoprodutos para criar uma arquitetura sustentável. Há ainda a possibilidade de reutilizar materiais que seriam descartados, reduzindo assim a quantidade de entulho.
Isto é apenas uma pequena amostra das possibilidades da sustentabilidade aliada à arquitetura. E uma decoração sustentável, é possível? Esta discussão eu deixo para a próxima!

Se quiserem saber mais detalhes sobre o tema, acessem o site Cria Arquitetura Sustentável.

Um comentário:

mollymell disse...

Oi Allan, tudo bem?
Eu nao sou arquiteta, mas adoro decoracao.
Gostei muito do que vi ate agora em seu blog.
Abracos, e uma otima semana.