domingo, 3 de outubro de 2010

Vamos vestir a parede?

Foto: Allan Feio Arquitetura
O tecido sempre esteve presente na decoração de interiores. Era usado principalmente para forrar sofás e poltronas, criar cortinas e almofadas. De uns tempos para cá, passou a “vestir” também as paredes. É uma tendência muito forte atualmente. Um bom tecido pode dar cara nova à sala, ao quarto e até mesmo a um lavabo, e o que é melhor, sem gastar muito. São capazes de dar “vida” ao ambiente, além de criar um clima sofisticado.
Quase todos os tipos de tecido podem ser aplicados nas paredes: Linhos, sedas e couros, são as escolhas mais comuns. Quanto mais grosso o pano, melhor será o resultado final, pois a cola não transpassará. Prefira os tipos que não desfiem com facilidade. As opções de padronagem e texturas disponíveis no mercado são variadas, agradando a todos os públicos, desde os mais tradicionais até os mais ousados. Cuidado com estampas e listras muito fortes e coloridas, pois podem “pesar” o ambiente. Para não correr o risco de errar, aplique o tecido em uma única parede de destaque, como uma cabeceira de cama, por exemplo. Tecidos mais neutros e discretos permitem a utilização de quadros, espelhos e objetos decorativos. Nos lavabos e varandas o tecido deve ser impermeável por causa da umidade presente nestes locais. Não é recomendado utilizar o tecido em áreas que fiquem expostas ao sol, pois tendem a desbotar. Por segurança, é melhor que o tecido possua tratamento anti-chamas.
A forma como o tecido é aplicado faz toda a diferença. Por isso, é sempre recomendável que a instalação seja feita por um profissional, evitando assim uma aparência assimétrica e enrugada. A montagem é semelhante ao do papel de parede. O tecido é colado diretamente na parede, que deve estar limpa, nivelada e sem umidade. Se o tecido escolhido tiver desenhos ou estampas é importante comprar uma quantidade maior que a superfície, pois o instalador precisará “casar” as figuras.
Agora é só escolher o tecido com a sua cara e mãos a obra.

3 comentários:

Unknown disse...

é muito caro pra fazer o quartinho do meu bebe?

Unknown disse...

è mto caro fazer uma parede de tecido no quarto do bebê? è um quarto pequeno...

Allan Feio disse...

Tudo dependerá do tecido escolhido e da área a ser aplicada. O mercado oferece opções de tecido bem em conta. Dá para revestir uma parede inteira com menos de R$100.