domingo, 10 de outubro de 2010

A religiosidade na decoração

Foto: Casa e Jardim
O segundo domingo de outubro é uma data muito representativa, principalmente para o povo paraense. É neste dia que acontece há mais de dois séculos o Círio de Nazaré, a maior procissão católica do Brasil. E como este ano o Círio coincidiu com o meu aniversário, resolvi falar um pouco sobre este tema. Mas como aliar decoração de interiores e religiosidade? Demonstrar sua fé na decoração pode ser um desafio, sem ter que transformar sua casa em uma mini-igreja. Uma opção bem tradicional são os oratórios e altares, tema que já abordei aqui no blog. Você pode utilizá-los dentro da casa, em salas ou quartos, ou do lado de fora, em jardins, por exemplo. Aquele cantinho sem uso na sala ou no fim do corredor pode ser ideal para abrigar um pequeno oratório. É possível encontrar de vários tipos, de mesa ou de pendurar na parede, com inspiração contemporânea ou fabricados com técnicas como decupagem, marchetaria e entalhe.
Você pode ainda acomodar as imagens sacras, que podem ser tradicionais ou estilizadas, em aparadores, prateleiras, criados mudo ou mesinhas de canto de sua sala, compondo com outros objetos de decoração, como porta-retratos. Nesta opção é importante atentar para a harmonia entre as peças.
É possível encontrar opções mais contemporâneas, agradando assim aos mais jovens. Algumas lojas de decoração oferecem imagens sacras, criadas por designers e artesãos, confeccionadas com matérias-prima diferentes, como a palha de milho ou folha de bananeira, ou ainda revestidas com materiais excêntricos, como pelúcia ou veludo. São Jorge, São Judas Tadeu e Santo Antônio são os mais procurados. Estas imagens imprimem um ar mais pop, sem esquecer da religiosidade. Pode ser um oratório revestido de papel jornal ou um santo com manto de xita, aquele tecido popular e colorido.

Foto: Stampe
Um fabricante criou um papel de parede com imagens de quadros de santos, baseada nas decorações de casas do interior. Outra idéia que achei muito interessante foram os adesivos de parede alusivos ao Círio, criados pela marca paraense Stampe. A loja oferece, além da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a Basílica Santuário e um promesseiro. Com este adesivo você pode criar um cantinho religioso muito charmoso e atual. Outras imagens, como a Santa Ceia ou Jesus Cristo crucificado, podem ser encontradas em adesivo decorativo. Casam muito bem na sua sala de jantar ou na cabeceira da cama.

Um comentário:

Gabi - ObraVipBlogs disse...

os adesivos de parede estão lindos! adorei o post
beijos