domingo, 15 de agosto de 2010

A utilização de cadeiras e poltronas

Foto: Allan Feio Arquitetura
Elas podem apresentar-se com diferentes materiais, cores, formas, tamanhos e texturas. Não importa o modelo escolhido. O fato é que cada vez mais as cadeiras e as poltronas estão transformando-se em peças de destaque na decoração de qualquer ambiente. Seja na sala de estar ou na de jantar, no home-theater, no canto de leitura e até no quarto, elas ajudam a personalizar o espaço, promovendo charme e conforto.
Pode parecer simples, mas a escolha desses itens requer atenção especial. O primeiro passo antes de adquirir um desses móveis é ver a proporção do local. É preciso tomar cuidado para não atrapalhar a circulação do seu ambiente.
Uma tendência que veio para ficar é usar cadeiras de jantar com tonalidades ou modelos diferentes, como as mais encorpadas nas cabeceiras da mesa. Cada peça dessas pode ser de uma época, simbolizando um estilo diferente. O importante é que as peças dialoguem entre si: sofás com a mesma proposta estética das poltronas e mesas de jantar com cadeiras da mesma dimensão, por exemplo. Também dá para “brincar” com a textura das peças envolvidas na decoração, usando o mesmo tom com tecidos diferentes. As cadeiras e poltronas com fibras naturais, como junco, apuí, rattan, palha e bambu, continuam em evidência.
Se você é mais tradicional, pode utilizar as poltronas clássicas do design como a Egg de Arne Jacobsen, a Ball Chair, LC2 criada por Le Corbusier, Bertoia ou a famosa Barcelona. Não tem erro. Mas se você quer mesmo destacar as poltronas, contraste suas cores com as dos demais móveis. Uma cadeira com tonalidades vibrantes, que se sobressai em relação ao restante das peças, chama atenção e tem a proposta de descontrair. Um recurso bastante utilizado hoje em dia também é o uso de estampas diferentes, como floral e listrados.

Publicado no Portal Vital, com alterações.

Nenhum comentário: