domingo, 8 de agosto de 2010

O apartamento com a sua cara

É fato que cada pessoa tem uma necessidade específica. No caso de família, esta necessidade pode ser multiplicada. Isso pode se tornar um impasse quando esta família resolve comprar um apartamento. Os projetos eram padronizados e não possibilitavam grandes alterações, ou seja, nem sempre atendiam totalmente às necessidades dos moradores. Pensando nisso, as construtoras passaram a desenvolver projetos “flexíveis”, onde o comprador tem a possibilidade de escolher a planta que melhor lhe atende. Esta tendência vem se consolidado cada vez mais no mercado imobiliário. O cliente pode escolher entre uma gama de opções oferecidas pela construtora ou optar em desenvolver seu próprio projeto. Em um empreendimento de quatro dormitórios, por exemplo, pode-se optar por três quartos com sala ampliada, dois quartos e uma suíte maior ou ainda incluir um home theater. Muitas empresas oferecem, sem custo adicional, a orientação de arquitetos, que podem auxiliar na escolha da planta mais adequada e tirar dúvidas.
Se optar por desenvolver seu próprio projeto, o morador pode mudar completamente o layout do imóvel, unindo ambientes, reduzindo ou ampliando espaços, apenas respeitando os elementos estruturais do prédio. É aconselhável que um arquiteto seja consultado para elaborar este projeto. Com todos os projetos originais (arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico, entre outros) em mãos, o profissional poderá desenvolver um projeto cuidadoso, sem o morador correr o risco de encontrar uma viga ou pilar no meio do caminho, inviabilizando suas intenções.

Dependendo da mudança pretendida, é possível que o comprador não precise desembolsar nada pela alteração. Em alguns casos, quando a construtora deixa de construir uma parede, por exemplo, o cliente pode receber um crédito pelo serviço. Este crédito pode ser aplicado na escolha de acabamentos mais caros ou na inclusão de algum detalhe extra.
A opção de mudar o projeto ainda na planta evita transtornos depois da entrega do imóvel, pois não será mais necessário fazer quebra-quebra para adequá-lo. O apartamento é entregue com a sua cara, sem dor de cabeça, pronto para morar.
Imagem: Internet

Nenhum comentário: