domingo, 30 de maio de 2010

Eco-design e o conceito de sustentabilidade

Foto: Internet
Muito se fala em design, mas você sabe realmente o que significa? Conceitualmente design é qualquer processo técnico e criativo relacionado à concepção de um projeto ou modelo. Trata-se de um conceito bastante abrangente, disseminado em diversas áreas como design de produto, design de moda e design de interiores. O design de mobiliário é uma vertente do design de produto. É a partir da criatividade do designer de mobiliário que nascem as poltronas, cadeiras, mesas e sofás que decoram sua casa.
Como o conceito de sustentabilidade está em voga, nada mais natural que este tema fosse incorporado ao design de produto. Assim surgiu o Eco-design, que defende a utilização matérias primas ambientalmente responsáveis como madeira certificada e reflorestada ou uso de produtos recicláveis como garrafas PET. O objetivo principal do eco-design é criar produtos que reduzam o uso de recursos não-renováveis ou que pelo menos minimizem o impacto ao meio ambiente.
Muitas empresas da área de decoração já praticam o conceito de eco-design. O designer alemão Reinhard Dienes criou uma linha de estantes e aparadores (foto) feitos de papelão ondulado. A Spirit lançou uma linha de ventiladores de teto, assinada pelo conceituado designer Guto Índio da Costa. Estes ventiladores são produzidos em policarbonato, totalmente recicláveis, e não necessitam de produtos químicos para a limpeza. Em Belém, a Perfini Design da Amazônia foi pioneira em utilizar madeiras alternativas da Amazônia, em bitolas não comerciais, criando assim móveis duráveis, funcionais e ecológicos. Em 2007, a Perfini desenvolveu a poltrona Ícaro, feita a partir da junção e prensagem de resíduos de madeira maciça. Esta peça foi a vencedora do ano do Prêmio FINEP de Inovação na categoria “Inventor Inovador”.

Artigo publicado na Revista Você Empresarial, onde abordarei bimestralmente o tema Design.

2 comentários:

blog da marina,tudo junto e misturado disse...

Oi Allan,sou da comunidade casa e jardim,vejo que faz um tempão que não passa por la...hoje é seu aniverssário não é desejo a vc toda felissidade do mundo que deus te ilumine hoje e sempre xau bjs...

maduca disse...

Oi conheça o meu blog de design ecologico, obrigado.