domingo, 11 de julho de 2010

Dá para aproveitar o espaço embaixo da escada?

Foto: Casa.com.br
Com as casas e apartamentos cada vez menores, todo espaço, por menor que seja, deve ser aproveitado. Qualquer cantinho ocioso pode ganhar uma nova função. O vão sob a escada é um bom exemplo disso. Não importa a forma da escada, se é em “U”, caracol ou reta, ou o material empregado, concreto, madeira ou ferro, sempre haverá uma solução. A opção mais óbvia é criar um armário ou estante no local. Nele será possível guardar roupa de cama, mesa e banho e outros objetos pouco usados no dia-a-dia. Neste caso será preciso móveis sob medida, planejados especialmente para o local. Dá até para disfarçar as portas, dando a impressão que se trata de um painel. A área também é muito utilizada para abrigar lavabos, que não precisam de metragem grande. Só é preciso ter cuidado com o pé-direito e a ventilação deste ambiente.
Mas se você não quer cair no comum, pode optar por criar um belo jardim interno, por exemplo. Neste caso, deve-se procurar ajuda de especialistas em jardinagem, escolhendo plantas adequadas à ambientes internos. Até um espelho d’água poderá ser integrado ao seu jardim. Uma iluminação especial não pode faltar para valorizar as plantas. Se o morador é apreciador de vinhos, uma adega pode ocupar o espaço, com nichos ou colméias para as garrafas e até uma adega climatizada. Um bar, com taças e garrafas de bebidas diversas também é possível.
Até os degraus podem ser aproveitados como gaveteiros, abrigando revistas antigas, discos de vinil e cd’s.
Se você é adepto do Feng Shui, saiba que não é adequado colocar qualquer móvel em que a pessoa permaneça sentada sob a escada, como mesas, sofás e poltronas. De acordo com os preceitos chineses, a escada provoca pressões energéticas sobre o homem, podendo causar dores de cabeça e cansaço.
Agora se a sua escada foi feita para ser o destaque de seu ambiente, deixe-a reinar absoluta sem nada embaixo.
Fonte IG Casa

Nenhum comentário: