domingo, 7 de fevereiro de 2010

Lavabo: o cartão de visita de sua casa

Foto: Allan Feio Arquitetura
Se você é festeiro e gosta de reunir os amigos em casa, com certeza seu lavabo é um ambiente muito frequentado. Este banheiro social não precisa de uma área muito grande, mas não podem faltar charme e versatilidade, afinal ele é uma espécie de cartão de visita de seu lar. Se você não possui um lavabo, pode criá-lo, aproveitando aquele cantinho sem uso, como o espaço em baixo da escada ou roubando uma parte da cozinha ou área de serviço. Pra começo de conversa, antes de pensar nos detalhes internos como revestimentos e louças, devemos ter a preocupação em elaborar um projeto arquitetônico cuidadoso, levando em conta as dimensões reduzidas e as necessidades deste ambiente. O projeto é necessário para criar um lavabo funcional, priorizando a circulação e dimensionando todos os elementos. Não se esqueça de abertura externa para ventilação natural: ela é fundamental em qualquer banheiro. Caso isso não seja possível, providencie um sistema de exaustão com acionamento automático, com duto de ventilação para a eliminação dos odores. A iluminação também deve ser cuidadosamente projetada. Não se esqueça de dispor um ponto acima da bancada para aqueles retoques na maquiagem. Arandelas, que proporcionam uma iluminação indireta, também são uma boa opção.
Agora que o projeto está definido, vamos partir para a escolha dos materiais. Não é necessário cobrir as paredes com revestimentos cerâmicos até o teto. Uma pintura acrílica ou epóxi é mais que suficiente para proteger as paredes, além de ser mais barata que revestimentos. Texturas também são bastante utilizadas. Se você está disposto a investir pesado no seu lavabo, alternativas e que não faltam. Os papeis de parede são uma ótima opção para revestir as paredes, e são fáceis de serem substituídos, caso você “enjoe” deles. Com esta mesma função, os tecidos estão em alta. Materiais inusitados, como pedras tipo canjiquinha e portuguesa, também são possíveis. Espelhos podem revestir uma parede inteira sem medo. Materiais translúcidos, como vidro e metacrilato, podem ser usados em alguns detalhes.
As bancadas podem ser em mármore, granito, corian, vidro e até mesmo madeira. As cubas podem ter formatos variados, com modelos de embutir, sobrepor, semi-encaixe, com destaque para as de apoio. Lavabos pequenos pedem cubas e bancadas com dimensões reduzidas. Estão em alta no momento as bancadas que já trazem a cuba esculpida no próprio vidro ou mármore, formando uma única peça. Estes modelos são requintados e tem custo mais elevado. Os metais devem estar de acordo com o modelo da bancada. Peças de parede e com bica alongada são aconselháveis.
Invista nos objetos decorativos, como pequenos quadros, vasos de plantas e pequenas peças. Lembre-se também dos acessórios como suporte para toalhas, saboneteiras e cabideiros. Por fim é só manter o ambiente limpo e não se esquecer das toalhas limpas e dos sabonetes aromatizados.
Fonte: www.diarioweb.com.br

Nenhum comentário: