domingo, 31 de janeiro de 2010

Coleções viram peças de decoração

Fotos: IG Casa e Lopes
Quem nunca colecionou um objeto que atire a primeira miniatura. Pratos, canecas, garrafas, carrinhos, peças antigas, bonecas, toy art, as opções são diversas. Eu mesmo já fui colecionador de latinhas de refrigerante e cerveja. As coleções demonstram nossas preferências e muitas vezes remetem a lembranças de infância ou viagens realizadas, ou seja, são peças com significado especial. Então, por que não retira-las das caixas ou do fundo dos armários e exibi-las? Sua casa deve ter a sua cara, com objetos que reflitam o seu jeito de ser, sua história e sua essência. Nada melhor que a sua coleção para traduzir isso.
As coleções podem ganhar destaque na decoração, personalizando seu ambiente. Elas podem ser o diferencial de sua casa. E como adequar a coleção à decoração? Várias alternativas são possíveis. A mais comum delas é projetar um móvel especialmente para abrigá-las, como uma espécie de vitrine. Podem ser simples prateleiras ou vários nichos dispostos harmonicamente. Esta saída é adequada para miniatura de carros, bonecos de toy art e peças menores. Você pode também misturar estas peças entre livros em gabinetes ou home Offices. Aparadores e mesinhas também podem ser utilizados para acomodar peças de porcelana ou cristal. Vasos e potes em vidro podem receber caixas de fósforo de vários países, por exemplo.
A escolha do local para expor sua coleção deve ser cuidadosa. As suas flâmulas ou camisas de futebol ficam melhor em ambientes íntimos como o quarto, assim como vidros de perfume e bonecas de porcelana. Já pratos, xícaras e colheres são mais adequados às salas de jantar e copas. Hall e circulações são ótimos locais para expor as coleções.
Podem ser transformadas em mini-galerias com a exposição de telas, quadros, gravuras e fotos. Uma iluminação direcionada pode valorizar sua coleção. É aconselhável investir nessa idéia.
Coleções diferentes podem conviver em um mesmo espaço, desde que se use bom senso. Tenha cuidado com a reunião de objetos de épocas diferentes para que não se tornem visualmente conflitantes. Não se esqueça de prever a ampliação da coleção, já que os colecionadores nunca param de adquirir novidades. Deixe sempre um espaço para a expansão. Seu maior desafio agora será não entulhar seu ambiente. Nem sempre será possível expor todas as suas peças, já que muitas coleções batem as centenas de unidades. Nestes casos, o ideal é deixar algumas peças guardadas, que podem ser substituídas pelas que estavam expostas. Assim você renova a sua decoração.
Fonte: Casos de casa e Goldsztein

Nenhum comentário: