sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Criatividade determina a economia na iluminação natalina

Algumas dicas para áreas internas e externas da casa que podem ajudar a ter um Natal Iluminado, colorido e econômico.

No período do Natal a casa fica mais iluminada com as lâmpadas decorativas. É nesta época que precisamos tomar alguns cuidados para que a conta de energia elétrica não fique assustadora no final do mês. Existem diversas formas de economizar sem comprometer o brilho do Natal, como, por exemplo, planejar com criatividade a iluminação e utilizar lâmpadas de qualidade.
A colocação de luzes no Natal é um costume que ganha força com o passar dos anos. Portanto, é fundamental observar alguns detalhes importantes para garantir o diferencial na sua decoração. Segundo o arquiteto Allan Feio, “para os jardins e áreas externas, o ideal é uma iluminação que realce a forma dos objetos com facho de luz dirigido”. As lâmpadas Duplo Contato (palito) e as halógenas PAR coloridas, disponível em cores variadas, são as mais indicadas para iluminação decorativa. “Esse tipo de lâmpada é bastante adequada para criar formas, dar dinamismo e movimentação, valorizando assim, as diferentes composições de ambiente, além de ser uma ótima opção para enfeitar áreas externas neste Natal”, explica Allan. “É importante lembrar que as lâmpadas destinadas ao uso externo devem ser utilizadas em luminárias fechadas, com proteção contra choque térmico e umidade”, completa.
Nas áreas internas, o mais comum é investir na árvore de Natal. Allan comenta que, nesse caso, existem várias maneiras de fugir de enfeites convencionais e de procedência duvidosa que invadiram o mercado. Para estas áreas, a linha de lâmpadas incandescentes apresenta diferentes formatos e possui dimensões reduzidas, como a Bolinha Colorida. “É possível criar uma iluminação decorativa diferenciada, sem a necessidade de grandes investimentos ou gastos excessivos com conta de energia elétrica”, ressalta o arquiteto.
Outras dicas também podem ajudar a poupar energia elétrica, mesmo nessa época tão iluminada. Para um projeto de iluminação mais econômico, é necessário ficar atento aos detalhes. A maneira mais apropriada de economizar na iluminação é substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes (compactas ou tubulares), pois elas são até 80% mais econômicas que as lâmpadas comuns, tornando-se uma excelente ferramenta contra o desperdício.“Produtos de boa qualidade também são a chave para a economia e eficiência em uma iluminação”, acrescenta Allan Feio.



Publicado em O Liberal - Dezembro/2007

Nenhum comentário: