sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Papas da Arquitetura - Mies van der Rohe

Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969) foi um arquiteto alemão, naturalizado norte-americano, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, sendo geralmente colocado no mesmo nível de Le Corbusier ou de Frank Lloyd Wright.
Foi professor da Bauhaus e um dos formadores do que ficou conhecido por International style, onde deixou a marca de uma arquitetura que prima pela clareza e aparente simplicidade. Os edifícios da sua maturidade criativa fazem uso de materiais representativos da era industrial, como o aço e o vidro, definindo espaços austeros, mas que transmitem uma determinada concepção de elegância e cosmopolitismo.
Mies van der Rohe procurou sempre uma abordagem racional que pudesse guiar o processo de projeto arquitetônico. Sua concepção dos espaços arquitetônicos envolvia uma profunda depuração da forma, voltada sempre às necessidades impostas pelo lugar, segundo o preceito do minimalismo - Less is more.
Alguns dos seus edifícios mais afamados situam-se nos Estados Unidos, incluindo o Crown Hall, sede do Departamento de Arquitetura do ITT. Lecionando aí, Mies torna-se também responsável pela gênese de toda uma geração de arquitetos norte-americanos funcionalistas, especialmente voltados para a construção dos arranha-céus demandados pelas empresas do país.

Nenhum comentário: