sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Colour Futures indica o amarelo como cor do ano de 2008

Conhecida por sua expertise em cores, a Tintas Coral apresenta o Colour Futures 2008, estudo internacional da ICI Paints que desvendou as cores que serão referência no próximo ano. Pela quinta vez consecutiva, uma equipe de especialistas desenvolveu um estudo de cores, baseado em tendências mundiais provenientes de diversas áreas, como arquitetura, decoração, design, moda, cultura e até da própria sociedade. O resultado é uma paleta de cores contemporâneas, guiada por este abrangente estudo. Para 2008, o Colour Futures indicou o amarelo “Abacaxi Maduro” como a cor do ano.
“O amarelo é capaz de transmitir otimismo, respeito, esplendor e bem-estar, transcendendo culturas e preferências nacionais. Trata-se de um tom associado a conceitos opostos: oriente e ocidente, contemporaneidade e tradicionalismo, espírito e intelecto. É essa dualidade que o torna tão importante para o ano de 2008, conforme tentamos balancear aspectos aparentemente conflitantes em nossa vida, cultura e inovação”, afirma a Gerente de Marketing Global da ICI Paints, Nicki Barton. Segundo o Colour Futures, a cor de 2008 não é estridente, nem excessivamente suave. O amarelo de 2008 é alegre e positivo, demonstra otimismo em relação ao futuro, e, ao mesmo tempo, respeito em relação ao passado.
De acordo com a Gerente de Colour Marketing da Tintas Coral, Paola Vieira, o amarelo do próximo ano traz elementos das quatro edições anteriores do estudo: respeito ao passado e otimismo em relação ao futuro; equilíbrio entre mente, corpo e espírito; vida urbana e comunicação. “Nos últimos cinco anos, temos visto uma transformação significativa nas cores que determinam a sensação predominante da época ou a essência de cada ano. Em 2004, o turquesa suave traduziu a nossa necessidade de equilíbrio entre mente e corpo. No ano seguinte, a cor laranja (mais vívido) simbolizou a vitalidade, o otimismo e o bem-estar mental. O ano de 2006 trouxe um amarelo-esverdeado com um forte apelo ecológico. Já o rosa de 2007 mostrou uma nova tendência para o design contemporâneo, arquitetura e urbanismo”, comenta Paola.
Por transmitir criatividade, otimismo, sociabilidade e inspiração, o amarelo de 2008 pode ser usado em diversos ambientes da casa, como salas, quartos e até cozinha. Em um ambiente mais sofisticado e intelectual, a cor do ano pode ser combinada com tons neutros como cinza, outras tonalidades de amarelo e de verde, segundo Paola Vieira. A Gerente de Colour Marketing indica, para espaços mais ecléticos e vigorosos, a combinação da cor do ano com tons mais marcantes de verde, vermelho, azul, violeta, laranja e até mesmo outros de amarelo e neutros.

Temas-chave para 2008

A edição de 2008 do Colour Futures traz cinco temas-chave:

“Natureza ao redor” surgiu a partir do crescente senso de responsabilidade e respeito à natureza. A paleta de 2008 balanceia os meios-tons da casca de árvore, do xisto, da ferrugem e da mostarda com tonalidades botânicas mais pálidas do pólen, da maçã e do musgo. Neste sentido, o tema apresenta tons revigorantes, botânicos, motivadores, naturais e responsáveis.

O tema “Movimento das Águas”, por sua vez, é inspirado nos aspectos moleculares da água enquanto movimento, cor e refletividade. Fluidez, liquidez e translucidez fascinam e instigam uma visão futurista de formas e materiais. Baseada nisso, a composição da paleta se dá por tons pálidos e aquosos em contraposição a tonalidades intensas e mescladas, com toques de reflexão da claridade.

Já o “Arte da Forma” foi guiado pelo movimento modernista do século XX, em que a simplicidade das formas misturou-se à funcionalidade esteticamente agradável. Seu conceito minimalista, no entanto, difere do conceito “Zen”. Aqui a sensação obtida está associada a ser chique, simples e tranqüila. As cores expressam e definem o espaço, brincando com a percepção das pessoas. A paleta deste capítulo é mais comedida e introspectiva, mas ao mesmo tempo expressiva e sofisticada. Cinzas quentes são eqüilibrados por tons de amarelo – limão, mostarda e ouro.

Os conceitos de design cujo resultado parece velado e levemente misterioso exercem grande influência sobre o tema “Beleza Oculta”. Sua expressão refinada e comedida respeita as formas e materiais naturais que, agregados à sedução da beleza feminina, criam um visual sensual e ao mesmo tempo intrigante. Formações naturalmente inspiradas como dunas e paisagens do deserto influenciam móveis e tecidos. A paleta combina vermelhos mais vibrantes e sensuais com tonalidades delicadas como a da areia, da pérola, das conchas. Neste caso, o Colour Futures apresenta cores quentes que possuem um ar refinado e sofisticado. Tons de pele, rosas em tons cosméticos e marrons vibrantes dão nova interpretação à paleta neutra.

“Jornada de Idéias” é o quinto tema-chave indicado para 2008. O Colour Futures trata de viagens para ganho de experiência, e não simplesmente do turismo pelo turismo. Trata-se da incorporação e mistura de diferentes culturas que nos proporcionam novas perspectivas e visões sobre as mesmas. Segundo o estudo, as misturas ecléticas de influências criam experiências que podem encantar sem a presença de uma cultura predominante. Artefatos indígenas podem conviver com inovações plásticas, bem como peças tradicionais de artesanato são usadas na criação de novos conceitos de design. A nova fusão espiritual de formas, materiais, cores e culturas traz uma abordagem divertida e despreocupada às cores. A paleta traduz sua natureza híbrida: cores com associações individuais, mas utilizadas de maneiras inusitadas para expandir nossas experiências.

Nenhum comentário: