quarta-feira, 10 de outubro de 2007

As cores interferem nos ambientes e também na vida dos moradores

A cor é um elemento muito importante quando se trata de compor um ambiente na sua casa. A cor das paredes renova os espaços, causando nuances diferentes. Por isso, a escolha das cores exige uma atenção especial. Elas têm características que permitem muitas possibilidades e efeitos na hora de compor uma decoração. De acordo com estudos efetuados em psicofísica, demonstrou-se que a função das cores não é puramente estética. De acordo com o arquiteto Allan Feio, 'as cores evocam sentimentos, principalmente de frio e quente, grande e pequeno, movimento e repouso, interferindo no humor do morador. É um meio de comunicação poderoso, que expressa a personalidade de uma pessoa ao mesmo tempo em que transmite a mensagem de um ambiente'.
Portanto, na hora de escolher as cores e tonalidades que irão compor um ambiente, é preciso estar atento aos diversos fatores envolvidos: a estética, os sentimentos que evocam e as mensagens que transmitem. A dica é escolher a cor levando em consideração o tipo de efeito que se quer produzir para determinado ambiente e a influência que as cores têm sobre nós. 'A primeira coisa a se perguntar para escolher um padrão de cor, é que clima se quer criar em determinado ambiente. Conhecer as cores e como elas interferem em nossas impressões é um bom caminho para se estabelecer critérios que ajudem na escolha', acredita Allan.
As cores são classificadas, basicamente, como quentes (vermelha, laranja e amarelo) e frias (violeta, azul e verde). Elas alteram a percepção de distância, volume e peso. A partir disso, deve-se considerar algumas dicas. As cores quentes são ótimas para destacar um detalhe ou criar uma atmosfera aconchegante e agradável. Elas dão a impressão que o espaço é menor. 'Uma forma de fazer com que corredores muito longos pareçam mais curtos é pintar a parede do fim com uma cor quente. Um teto escuro faz parecer ser mais baixo' aconselha o arquiteto. Ao contrário das cores quentes, as frias dão uma sensação de amplitude, que o espaço é maior e com maior luminosidade. Porém em grande quantidade tendem a ficar monótonas. Duas cores quentes juntas tendem a parecer mais frias e duas cores frias juntas parecem mais quentes. É preciso considerar, também, que, conforme as cores são combinadas, o resultado produzido altera-se.
Outro aspecto a ser considerado é quanto à iluminação do ambiente. A cor da tinta selecionada pode sofrer uma substancial alteração quando aplicada, em função do tipo de luz que se dispõe no ambiente. 'É fundamental considerar que, quando escolhemos uma cor na cartela, estamos sob a influência de um determinado tipo de luz. Na loja onde compraremos o produto, já temos uma outra realidade e o local em que a tinta vai ser aplicada poderá estar sujeito a um terceiro tipo de qualidade luminosa', observa Allan Feio. Dois fatores interferem na percepção das cores: o tipo de lâmpada utilizado e a própria iluminação. Muitas lâmpadas alteram as cores.
Afinal, qual é a melhor cor para um ambiente em nossa casa ou local de trabalho? Que cor não podemos ter em excesso em uma decoração? Qual ajudaria nos estudos e no trabalho? Será que existe alguma cor para melhorar nosso relacionamento? Veja no quadro.

Dicas de utilização das cores:
BRANCO
É uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente. Um ambiente todo branco, para algumas pessoas, pode trazer prazer e calma, e para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. Passa também uma sensação de limpeza, até exagerada. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos.
PRETO E CINZA
É opressivo e depressivo. Deve ser usado em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um 'efeito especial'. Na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Muito usado no teto com pé direito muito alto, para dar a sensação de rebaixo.
VERDE
É uma cor neutra muito usada. No chão, nos lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e jardins. Muito cuidado em usar a cor verde em locais que predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente. Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas que abrigam pessoas com problemas de saúde, o verde é uma ótima opção.
VERMELHO
É energética e vibrante. Muita atenção em seu uso, pois pode provocar excitação e nervosismo, quando aparece em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e até exótico. Em demasia, cai para a vulgaridade. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha, estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor.
AZUL
É uma cor calmante e traz tranqüilidade aos ambientes. Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia. Deve-se tomar muito cuidado em ambientes pintados de azul claro, pois pode provocar sono em excesso. Já para quem é muito agitado, é uma boa opção.
AMARELO
É muito usado para esquentar áreas escuras e para dar mais iluminação. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz. Deve ser usado no quarto de estudo ou de criança, pois estimula o intelecto. Na cozinha, em doses equilibradas.
LARANJA
Abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves. Em tons mais escuros, sugere estabilidade. Boa para áreas da casa que quer se estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas demais e até rebeldia.

Publicado em O Liberal em 19/11/06

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que nao:)