quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Home Theater na sua casa

A tendência de possuir sua própria sala de cinema não é novidade. Cada vez mais brasileiros estão aderindo à idéia. Essa possibilidade torna-se viável devido ao avanço das tecnologias, que produzem equipamentos cada vez mais sofisticados e acessíveis. Ter um Home theater em casa não significa necessariamente possuir os melhores e mais sofisticados equipamentos, e sim preparar o ambiente adequadamente.
Home theater é sinônimo de lazer e momentos de descontração e entretenimento com a família a amigos. Isso pede um ambiente calmo e, se possível, exclusivo, dedicado especialmente a esses momentos. Se não puder dispor de uma sala só para essa função, pense em um canto calmo e afastado. Segundo o arquiteto Allan Feio, “o tamanho do local é importante. O ideal é dispor de um ambiente com metragem a partir de 12 m², que, além de comportar os equipamentos adequadamente, também garante mais conforto para as pessoas”. A distância adequada entre a tela e as pessoas deve ser de, no mínimo, 3 m. O tamanho da TV também deve ser adequado à dimensão do Home. Para salas com até 12 m² são indicadas as TVs de 24’’ e até 29’’.
Os sofás e poltronas devem estar dispostos sempre na frente, e nunca de lado para a TV. O conforto dos assentos deve ser um cuidado. É preciso considerar que a pessoa ficará sentada cerca de duas horas praticamente na mesma posição. Escolha sempre sofás e poltronas confortáveis, se possível com apoio para os pés. Allan Feio orienta que uma ótima escolha é um estofado maior, com o recurso do assento extensível que transforma o sofá em chaise longue, Entretanto, faz uma ressalva. “A chaise longue precisa de espaços amplos. Por isso, nem sempre é a melhor opção para quem mora em apartamentos menores”, comenta Allan. Mesas de apoio também são uma boa opção, pois o ideal é ter tudo sempre à mão.
Os tecidos dos estofados são um ponto importante a se considerar no que diz respeito ao conforto e à praticidade. O couro ecológico, que é uma evolução do couro sintético, e os tecidos navais são muito confortáveis e têm fácil manutenção. Nessa linha, Allan recomenda também veludos e cheniles, em tons de bege, caramelo, tabaco, partindo até para o preto para que não sujem tão facilmente.
Os materiais utilizados no ambiente interferem muito no resultado. Devem-se evitar superfícies que refletem a luz, como vidros e espelhos. Dê preferência por materiais que melhoram a acústica. A dica é utilizar madeira, carpete e tecidos. Utilize cortinas para impedir a entrada de luz, com destaque para as do tipo black out. Trabalhar a iluminação indireta é a melhor solução, pois evita grandes contrastes entre sombras e claridade. Também são recomendados alguns balizadores, como luzes indiretas no rodapé, que não atrapalham a visão da tela, mas orientam quem queira se movimentar. "A dimerização, que controla a intensidade das luminárias, é um investimento que vale a pena num ambiente deste porte” finaliza Allan Feio.

Publicado no Diário do Pará - Revista Diário em 03/06/2007

Nenhum comentário: