quinta-feira, 18 de julho de 2013

Tire dúvidas sobre decoração e estilo

Foto: Internet
O arquiteto Allan Feio responde as principais dúvidas das leitoras

Para tirar algumas dúvidas de nossas leitoras, a Casa Linda conversou com o arquiteto e decorador Allan Feio, que respondeu a três perguntas sobre decoração e estilo. Confira:

“Vou iniciar obra no meu banheiro. Escolhi piso na cor preta e revestimento na cor cinza com as peças em branco e detalhes em metal (inox). Você acha que é muita informação?”
O preto e branco é um clássico na decoração. Porém, é preciso cautela com a cor preta, principalmente quando se trata do piso de um ambiente pequeno como o banheiro. No seu caso, eu optaria por piso e revestimento da mesma cor (pode ser o cinza, desde que em um tom mais claro), deixando o preto para as louças sanitárias e bancadas. Pode-se ainda usar o preto para criar detalhes nas paredes, como faixas ou listelos. Para completar o ambiente os metais e acessórios em inox. Se realmente quiser usar o piso preto, sugiro trocar o revestimento cinza das paredes pelo branco, mantendo as louças sanitárias também nesta cor.

“Tenho uma namoradeira antiga e não sei que cor pintá-la …Ela vai ficar embaixo de uma janela e ao lado da minha porta de entrada. A parede da entrada é amarela. Gostaria que ficasse com um ar vintage retrô. Qual a melhor cor então para essa namoradeira?” 
Uma boa opção para deixar a namoradeira com ar vintage é aplicando pátina colorida no móvel. Esta técnica, uma repaginação da clássica pátina provençal, continua deixando a peça com ar desgastado, mas a cor forte aplicada como base traz um pouco de modernidade. Para ficar harmônico com a sua parede amarela, sugiro a cor azul para o móvel. Para um resultado mais satisfatório, o ideal é deixar o serviço na mão de um profissional.

“Se eu decorar um cômodo de um jeito, tenho que decorar os outros iguais?” 
Aplicar um estilo decorativo diferente em cada cômodo pode não ser a melhor opção. Já imaginou a sala de estar com móveis rústicos, a de jantar com estilo provençal e a cozinha com eletros contemporâneos em inox? O resultado final não ficará interessante. Porém, os ambientes de uma casa ou apartamento não precisam ser exatamente iguais, mas é importante que haja unidade entre eles. Para facilitar, eleja apenas um estilo que mais lhe agrade.


Nenhum comentário: