domingo, 9 de junho de 2013

Muito Cinza na Mostra Black 2013

Fotos: IG e Casa Vogue
A Mostra Black chega a sua 3ª edição já consagrada. Algumas novidades podem ser notadas, começando pelo local que o evento ocupa este ano: os cinco últimos andares do Edifício JK, em São Paulo. Além disso, gente nova veio compor o casting, vindos de outros estados como Paraná, Alagoas e Santa Catarina. São 30 ambientes amplos, muitos bastante conceituais. O cinza é uma unanimidade por lá, presente em quase todos os espaços.
Uma curiosidade é que alguns profissionais estão expondo paralelamente na Mostra Black e na Casa Cor São Paulo, como é o caso de Camila Klein, Dado Castello Branco, Marina Linhares, Olegário de Sá e Roberto Migotto,
Vamos a alguns destaques:
Pode não parecer, mas o ambiente de Osvaldo Tenório é uma Sala de Banho. É Inusitado, confortável e instigante, mesclando materiais e estilos diversos. São 61m², onde o relaxamento é o principal objetivo. Da banheira é possível ter uma bela visão da cidade de São Paulo.
João Armentano é um dos arquitetos mais consagrados do Brasil. Na Mostra Black ele ficou encarregado de ambientar uma Sala de Estar. O espaço tem pé direto duplo de 7m, deixando o ambiente ainda mais amplo. Um painel de madeira e espelho acompanha toda esta altura. A cor cinza predomina, nas paredes e móveis.
O ambiente de Cândida Tabet é bastante minimalista. O piso recebeu toras de madeira de demolição, vindas de uma ferrovia desativada, que sobem também pelas paredes até meia altura. O restante é completado por espelhos. No centro uma estante de livros, rodeada por redes de fibra de palmeira, feitas por índios da tribo Kalapalo.
Os tons neutros predominam na Suíte de Consuelo Jorge. É possível notar o marrom e o cinza em muitos elementos. O destaque fica para o teto, inteiramente forrado de triângulos verdes, criando um efeito bem interessante. Há ainda muitas peças do designer Ingo Maurer.
Fernanda Marques criou um lounge que reúne living e cozinha integrados em 126m². A arquiteta abusou de peças orgânicas, como num balcão de aço inox. É possível notar que o desenho do piso é repetido no forro em madeira. Alguns quadros foram fixados nas imensas paredes de vidro da fachada, fazendo com que eles se misturem à paisagem.
Estreante na Mostra Black, Fernando Piva criou um apartamento completo em 65m², com sala, cozinha, bar, biblioteca e escritório. Ele utilizou muita madeira e cores escuras. Chama atenção uma estante com iluminação em LED. Não faltaram obras de arte, uma marca registrada do arquiteto.
Projetar um corredor pode ser uma tarefa difícil, mas Fred Benedetti e Fernanda Abs deram conta do recado. A dupla revestiu piso, parede e teto do mesmo material, criando uma espécie de túnel. Lá eles criaram um Home Office bem minimalista, marcado pelos móveis e objetos brancos.
O ambiente de Roberto Migotto também tem pé direito duplo de 7m. A cor cinza está em todos os elementos, com exceção do imenso tapete listrado vinho. O piso é feito de placas de madeira. Em uma das paredes, o arquiteto projetou brises, também cinzas, que causam um movimento interessante.
Sky Lounge é o nome do espaço que coube a Débora Aguiar. Ela dividiu o ambiente em living e biblioteca. Nas laterais foram instaladas estantes vazadas. Na área do living há estofados confortáveis e na área da biblioteca estão expostos livros, objetos raros e coleções de arte.
Karina Afonso criou o ambiente Gharimpeira. Fica muito evidente neste espaço a mistura de móveis e objetos de estilos diversos. O sofá clássico conversa com poltronas de acrílico com molas aparentes e com a luminária Baccarat. No fundo é possível notar uma composição de quadros com fotos em preto e branco.
O escritório Suíte Arquitetos (Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon) apostou no azul. A cortina com franjas de seda cobre as janelas, sem esconder totalmente a vista da cidade. Logo na entrada do espaço, há um móvel esculpido com mármore, mesmo material do piso.
  
Serviço
Onde: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041. São Paulo/SP.
Quando: de 29/05 a 09/07
Horários: 12h às 23h

Ingresso: R$ 100

Nenhum comentário: