sábado, 1 de junho de 2013

Casa Cor São Paulo traz novidades em 2013

Fotos: Casa Cláudia e Casa Vogue
Foi aberta ao público na última terça-feira a 27ª edição da Casa Cor São Paulo. A mostra acontece novamente no Jockey Clube e conta com 79 ambientes seguindo o tema “Morar Bem”. O evento passou por uma reformulação, com a intenção de retornar “ao seu DNA”, como divulgou o presidente Angelo Derenze. A intenção é mostrar que a casa está ao alcance de todos. Assim, as mostras paralelas, como Casa Hotel e Casa Kids, foram extintas.
O resultado desta mudança são ambientes mais acessíveis e “usáveis”. Os visitantes vão poder se sentir em casa. Por outro lado, quem estava acostumado em visitar a Casa Cor atrás de ambientes conceituais pode ficar desapontado.
Esta edição conta ainda com o retorno de alguns profissionais como Sig Bergamim, que há anos estavam longe. O evento contará ainda com uma exposição inédita de mobiliário e antiguidades do acervo do MoMA, o Museu de Arte Moderna.
Vejamos alguns destaques:
Dando boas vindas aos visitantes temos a Recepção e Concierge. O destaque deste espaço ficou por conta de luzes e cores. No teto foi fixado um grande véu colorido em forma de espiral, compondo com pendentes imensos em forma de gota. O balcão de Corian branco, com elementos vazados, também deixa a iluminação vazar. Projeto do arquiteto Wilson Pinto.
A Cozinha e Copa é uma criação de Marina Linhares. Ela deu um ar mais rústico e aconchegante ao ambiente, com cara de casa de campo. Os armários claros e a bancada em Silestone seguem um padrão monocromático, contrastando com os eletrodomésticos em aço inox.
Esther Giobbi quis criar um espaço mais intimista no Home Office. A arquiteta utilizou móveis dos anos 40 e 50 no ambiente com pé-direito duplo e paredes azuis. No centro, uma mesa de vidro bronze e um lustre Wig, da La Lampe.
 No Home Theater de Camila Klein, a tecnologia e o design andam juntos. O espaço é todo automatizado, incluindo a iluminação cênica. Há alguns elementos futuristas, como o sofá K2 de Alessandro Mendini, com suas formas geométricas coloridas. Esta peça foi destaque no último Salão do Móvel de Milão.
O Espaço Deca é uma casa de praia com inspiração no Caribe. Apesar disso, há muitas referências ao oriente com móveis e objetos variados. Sig Bergamin abusou de madeira, cimento queimado, pedras e vime, além de tapetes indianos, tecidos ingleses e uma mistura de estampas, marca consagrada do arquiteto. 
Brunete Fraccaroli é figurinha fácil na Casa Cor, mas este ano trouxe uma proposta diferente. A arquiteta, que geralmente abusa das cores, decorou o espaço Mil Tons de Cinza, uma referência ao livro 50 tons de cinza. É um ambiente cosmopolita, inspirado na paisagem urbana de uma grande cidade. Há muitas peças espelhadas e móveis com linha retas.
Roberto Migotto ganhou uma área de 500 m² para criar a sua Casa de Praia. O azul predomina no ambiente, sendo visto nas paredes, móveis e objetos. O living tem luminária e poltronas dos anos 50, com mistura de estampas e texturas nos tecidos. Há ainda telas e fotografias de artistas como Tomie Ohtake, Carlito Carvalhosa e Alain Burgier.
 Como o nome já diz, a Sala do Colecionador é um espaço para quem é aficionado por coleções. Objetos como disco de vinil, brinquedos antigos e Toy Art integram-se à decoração, misturando-se a esculturas orientais e lustres. Projeto de Edu Lobo.
A Sala de Banho e Banheiro Público de Ana Lúcia Salama e Gerson Dutra de Sá foi pensado para ser um espaço de relaxamento. Há um canto para a leitura, lareira, TV, além da banheira. Destaque para as pastilhas retangulares azul petróleo na área do boxe, compondo com tons amadeirados e detalhes em vermelho.
 O estúdio denominado London/Pied-à-Terre abriga estar, jantar, dormitório e banheiro. Murilo Lomas fez uma composição de móveis de estilos diferentes, misturando estampas e cores, com predominância do preto e branco. Mistura de matérias também como mármore, veludo, porcelana, acrílico e madeira.
Aqui, Jóia Bergamo prova que tecnologia pode ser uma aliada à sustentabilidade. Na Casa Inteligente, de 300 m², a designer de interiores automatizou luzes, sistema de segurança e aparelhos eletrônicos, utilizando energia solar. Há também uma cobertura verde. Na decoração, móveis e objetos contemporâneos.
 A cor cinza também predomina no Loft One do Léo Shehtman. Armários, bancadas, piso e paredes ganharam variações de cinza. Para quebrar a sobriedade, elementos amarelos, como a geladeira e panelas.
O Living decorado por Paola Ribeiro é cheio de obras de arte contemporâneas. É um espaço amplo e confortável para a convivência da família. Destaque para o jardim vertical, criado por Anna Luiza Rothier.
 O Quarto do Bebê foge do convencional ambiente infantil. A proposta dos arquitetos Mariana Albuquerque e Guilherme Ommundsen era esta mesma: Um ambiente que pudesse acompanhar o crescimento da filha. Os móveis foram desenhados pela dupla, inspirados nas obras de Lina Bo Bardi.
Gustavo Calazans tomou partido dos elementos originais do Jockey Club para criar o Lounge Gourmet. O arquiteto recuperou os tacos originais de madeira, as portas e janelas metálicas, e deixou à vista as instalações elétricas, hidráulicas e de gás. Ilhas do chef são ligadas às mesas, facilitando o contato durante o preparo das comidas.


Serviço
Onde: Jockey Club de São Paulo
Quando: de 28/05 a 21/07
Horários: de terça a sábado, das 12h às 21h30; e aos domingos e feriados, das 12h às 20h

Ingressos: R$ 40 (de terça a sexta) e R$ 49 (sábados, domingos e feriados).

Nenhum comentário: