domingo, 24 de março de 2013

Dicas de decoração sustentável


Fotos: White-Glam e Internet
sustentabilidade
Para deixar sua casa cheia de estilo, existe um método barato e bem criativo: o reaproveitamento de materiais. Em vez de comprar móveis ou objetos novos, que tal pegar aquele artefato antigo e deixá-lo de cara nova? Veja dicas do arquiteto Allan Feio e deixe seu cantinho mais moderno:


Reciclar ou reaproveitar?
Uma observação importante feita pelo arquiteto é que existe diferença entre reciclar um material e reutilizá-lo. “Na reciclagem, materiais como vidro, alumínio, papel e plástico, por exemplo, são beneficiados ou utilizados como matéria prima, transformando-se em um novo produto. Já reaproveitar é usar um produto mais de uma vez, podendo ser é utilizado novamente na mesma função ou dando um novo uso para ele”, explica Allan.
Ele afirma que para a decoração, é mais interessante usar o reaproveitamento: “Para decoração, o reaproveitamento pode ser mais interessante que a reciclagem. É muito boa a possibilidade de dar uma nova utilidade para um móvel ou objeto. A ideia é fugir do óbvio e trazer novidade para coisas que já possuímos”.

Dicas de reaproveitamento
Veja dicas do arquiteto do que você pode reutilizar para deixar sua casa mais moderna e estilosa:
- Uma base de máquina de costura velha pode virar um aparador ou mesa. Basta uma revitalização desta base e um tampo de vidro.
- Uma cômoda antiga pintada de cores fortes, como amarelo ou vermelho, transforma-se em um móvel para a sala. Fica muito legal se combinarmos com móveis mais contemporâneos.
- É possível renovar o criado mudo ou a cômoda mudando as frentes das gavetas. Esta renovação pode ser feita com papel contact decorado, com pintura, tecido, papel de presente, entre outros.
sustentabilidade

Vantagens da decoração sustentável
A melhor parte em reutilizar objetos, além de economizar dinheiro, é ajudar o meio-ambiente. “A maior vantagem da reciclagem é a redução da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; além da diminuição da quantidade de resíduos que seriam jogados no meio ambiente. Assim, além de ter uma peça exclusiva e personalizada, você ainda ajuda o meio ambiente”, revela Allan.
sustentabilidade

Economizando tempo
Se você gosta de trabalhos manuais e adora se dedicar à decoração da casa, algumas ideias de customização podem ser facilmente aproveitadas. “Quem tem habilidades manuais e um pouco de criatividade tem um universo de possibilidades. Dá tanto para renovar uma peça velha, como para criar uma nova com materiais diferentes”, pontua o especialista.

Reportagem publicada no PortalPapo Feminino. Texto de Isabela Zamboni.

4 comentários:

Anônimo disse...

Reciclagem é futuro...ótimo post!

http://fenixdesign-decoracao.blogspot.pt/

Bem Casada disse...

Menino....talento é pouco pra vc....amei seu cantinho.....
bjs

http://bemcasadaepontofinal.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Amei as dias Allan, vou reaproveitar muitas coisas :) Beijos e parabéns. Dani.

Allan Feio disse...

Obrigado pelas palavras gentis, Paulo, Emanuela e Dani.
Abraços