domingo, 2 de dezembro de 2012

Último dia de Casa Cor Pará 2012

Fotos: Dilermando Cabral
Encerra hoje, após 52 dias de evento, a segunda edição da Casa Cor Pará. Como já dito aqui, foram 59 ambientes decorados por 103 arquitetos, designers e paisagistas do Estado. Em uma área total de 5.500m², foi possível ver ideias para quartos, cozinhas, banheiros, home theaters, entre tantos outros espaços. Para fechar com chave de ouro, a direção da Casa Cor programou um desfile de moda, que contará com a participação de alguns dos profissionais participantes.
Numa outra postagem, já mostrei detalhes de alguns ambientes. Hoje trago outros espaços para quem não teve a oportunidade de visitar a mostra. Agora é esperar pela edição 2013.
O Studio do Fotógrafo foi projetado por Daniel Vinhas. O espaço é todo decorado com fotos clássicas, como a da Menina Afegã. Na parte de baixo, fica um living e uma pequena cozinha. O mezanino com estrutura de madeira foi destinado à área do quarto. No teto, foi aplicado um papel de parede que tem um efeito muito interessante.


Quem aprecia um bom vinho provavelmente vai gostar do Adega Bar. É um ambiente contemporâneo e intimista. Uma das paredes foi revestida com tijolos ingleses e recebeu nichos feitos de caixas de vinho. No centro, uma mesa feita de madeira de reflorestamento. Projeto de Alana Miranda, Vanessa Maia, Elisa Cardoso e Natalia Jacob.
O Pet Shop foi um ambiente pensado para os bichinhos de estimação. Simone e Gustavo Martins projetaram uma banheira suspensa de pastilha de vidro, que ocupa o centro do ambiente de 37m². Logo acima, um painel com réguas de Ipê e uma figura de cachorro em espelho. Na lateral, duas grandes estantes coloridas expõem roupinhas e outros produtos para os animais.


Beth Gaby ficou responsável por dois ambientes este ano. Um deles é o Living com Sala de jantar. É um ambiente super elegante e refinado. A arquiteta projetou no fundo uma cascata, que proporciona um clima calmo e relaxante. No teto, uma claraboia emoldurada por um “gradil”. Há ainda muitas peças de antiquário, como o lustre de cristal.
A badalação é o que não faltou no Lounge Capital. São dois espaços, que totalizam 650m², a maior área da mostra. No espaço interno, a decoração reteme a lounges nova-iorquinos. No mezanino ficam dispostos os camarotes e a cabine do Dj. Na área externa a decoração é mais despojada. O projeto é de Marcelo Gomes, Margô Saldanha, Bruno Neiva e Aurélio Azevedo.


 
A cor azul predomina no ambiente Cinema em Casa, seja nos móveis, nas paredes ou na iluminação.  Logo na entrada um espaço com quatro poltronas confortáveis para receber os amigos. No fundo, um grafite da artista visual Drika Chagas inspirado no cinema. Cristiane Chamié e Alessandra Viana abusaram da automação. Tudo lá pode ser acionado e programado a distância.
Igor Tairo estreou na Casa Cor com o Sushi Bar. Logo na entrada, um pequeno lounge com sofá, poltronas e uma mesa de centro de madeira bruta. As mesas tem base laqueada branca e tampo em vidro. O espaço ainda conta com um gazebo na área externa. Todos os móveis são da Perfini.

 
A Sala Vip é responsável por dar as boas vindas aos visitantes da Casa Cor. Na entrada, Adriana Coutinho, Milene Coutinho, Simone Lima e João Paulo do Amaral criaram um pequeno bar, com piso em vidro e luminária feita com mola de colchão reaproveitada. No fundo, um estar e uma parede grafitada com a imagem da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Logo ao lado, um piano de cauda.
Como o tema da Casa Cor 2012 é “Moda, estilo e tecnologia”, não poderiam faltar ambientes dedicados ao mundo fashion. Um deles é o Studio do Estilista, projetado por Linda e Thaina Schweindon e Felipe Souza. Uma grande estante vazada ocupa todo o fundo espaço, revelando a parede de mosaico. Para completar o clima de moda, vestidos originais de Denner e da estilista paraense Lele Grelo, decoram o ambiente.


Este ano, a Sorveteria foi inspirada nos anos 50. Uma lambreta original foi disposta logo na entrada do local. Há ainda assentos que imitam carros antigos. Em uma das predes, quatro espelhos redondos receberam fitas de Led, criando um efeito de flutuação. Projeto de Ludimila Slizys, Erika Barros e Zinda Lobato.
O quarto é o mundo particular dos adolescentes. Esther Castaneira procurou retratar esta atmosfera na Suíte do Estudante. A cama fica bem no centro do espaço, tendo como cabeceira uma bancada para estudo. Logo à frente, um painel de MDF amarelo vai da parede a teto. Nele estão os aparelhos eletrônicos, como tevê e vídeo game.

Nenhum comentário: