domingo, 28 de outubro de 2012

Papel contact para decorar

adesivo vinílicoQuando eu era criança, minha mãe sempre encapava meus livros com adesivo vinílico, mais conhecido como papel contact. Assim, meu material escolar ficava protegido e durava mais. De lá pra cá, o papel contact ganhou estampas mais bacanas e novos usos. Uma das utilidades mais interessantes é na decoração, revestindo e enfeitando móveis e objetos. É um material muito versátil, ideal para quem gosta de customizar. O mais legal é que é uma forma barata de decorar e que você mesmo pode fazer.
É possível encaixar o papel contact em qualquer ambiente, seja cozinha, quarto, sala e até banheiro. Aquele móvel ou eletrodoméstico antigo, desgastado com o tempo, pode ganhar cara nova e ficar muito mais charmoso. Basta escolher um adesivo com uma estampa bem legal e botar a mão na massa. Há a possibilidade ainda de revestir superfícies, como se fosse papel de parede. Pode ser apenas um detalhe ou a parede toda. Se o azulejo da cozinha ou banheiro estiver velho ou fora de moda, e não for possível trocá-lo, é só cortar pequenos pedaços do tamanho do revestimento, e eis que surge um novo ambiente. Há ainda a opção de recortar desenhos e figuras e aplicá-los onde bem entender.
Há padrões de papel contact de listras, bolas, florais, animal print, retrô, que imita madeira, entre muitas outras opções. Se não encontrar uma estampa que lhe agrade, é possível comprar pela internet. Na hora da instalação a única preocupação é com o surgimento de bolhas de ar. Para que isso não ocorra, vá descolando o adesivo aos poucos e colando com ajuda de uma espátula de borracha.

adesivo vinílico

Adesivo vinílico

Adesivo vinílico

8 comentários:

Renata disse...

Oi Allan !

Eu entrei nessa febre de contact! Aqui eu andei encapando várias caixas onde guardo minhas coisas, assim elas ficam mais bonitinhas e eu vou treinando para alçar vôos mais altos...quero ver se encapo um armário e um gaveteiro.
É que eu sou " a ruim de contact"! rsrs Nunca fui muito boa, falta de paciência. mas ultimamente venho melhorando.
Adorei as inspirações!

Beijos, Renata
palpitandoemtudo

Allan Feio disse...

Também não tenho muita facilidade com trabalhos manuais, Renata.
Nunca fica como eu gostaria.
Obrigado pela visita.

Angelita Ramos disse...

Olá, também adorava na época da escola e recentemente estou pensando em revestir uma estante que acho ser de mdf (branco mancha a toa, horrível!), mas é de um partamento alugado e estou com medo de, na hora de entregá-lo e ter de retirar o papel, a madeira esteja danificada de alguma maneira. Você tem alguma informação a respeito? Parabéns pelo post.
Angelita Ramos

Allan Feio disse...

Angelita,
em geral, o papel contact não deixa a superfície danificada depois de retirado, mas isso vai depender da qualidade do papel, do tempo que ficou aplicado e da própria superfície.
Se o seu imóvel é alugado, eu não arriscaria. Vai que estraga o móvel?

Isabela disse...

Onde eu encontro esse contact floral dessa cômoda baixinha????

Isabela disse...

Onde encontro esse papal contact floral dessa cômoda pequena?

Allan Feio disse...

Olá Isabela,
infelizmente não sei informar onde você pode encontrar este contact em específico.
Desculpe não poder ajudar.
Abraço

Rapha disse...

Allan, tenho uma bancada para comer na cozinha que possui os cantos arredondados. Como fazer para o contact não ter rugas nem ficar com sobras?

Abraços