domingo, 9 de setembro de 2012

Luz em casa


Fotos: Site Casa e Jardim
Saiba como iluminar todos os ambientes de maneira planejada e inteligente

A iluminação é um item muito importante para definir a sensação que uma casa transparece a seus visitantes. Dependendo do tipo, direcionamento ou quantidade de lâmpadas, um ambiente pode transmitir aconchego ou até meso impressão de limpeza. Por isso, pedimos algumas dicas ao arquiteto Allan Feio para ajudar você na hora de planejar os pontos de luz da sua casa.

Cada ambiente tem sua particularidade e, por isso, deve receber uma iluminação de acordo com sua atividade.

Primeiro passo
O ideal é definir onde ficará cada móvel antes de locar os pontos de luz, assim ficará mais fácil distribuir a iluminação de maneira funcional. “Deve-se entender que uma boa iluminação não quer dizer luz em excesso, mas luz adequada e de qualidade”, reflete Allan.
O grande trunfo é equilibrar luz natural e artificial, isso ajuda a racionalizar o consumo de energia.

Cozinha
Por serem áreas de trabalho, a iluminação dela e da área de serviço deve ser ampla e difusa. “Aconselho usar lâmpadas fluorescentes, já que ficam acesas por muito tempo, iluminam bastante e são econômicas”.

Sala de estar
A iluminação pode ser direta e indireta. Comece pela iluminação geral, por meio de lustres, plafons e arandelas. A partir daí, pode-se criar uma iluminação direcionada, com spots e lâmpadas leds, para destacar um quadro ou elemento importante. “Evite a instalação sobre os sofás, pois podem causar incômodo e ofuscamento da visão”, alerta.

Sala de jantar
O mais comum é colocar um pendente acima da mesa. As lâmpadas mais adequadas para este tipo de instalação são as incandescentes ou halógenas.

Quarto
A iluminação deve ser mais aconchegante e suave, por se tratar de um ambiente para relaxar. “O ideal é utilizar uma iluminação indireta ou difusa, com lâmpadas incandescentes. Na cabeceira da cama, luminárias podem ser colocadas para aquela leitura noturna”, lembra o arquiteto.
Atenção
Bebês têm olhos sensíveis e, por isso, o quarto de um recém-nascido não deve ter a mesma iluminação dos demais. “Uma luz muito forte pode incomodar. Minha sugestão é utilizar dimmers, que controlam a intensidade. Além disso, abajures proporcionam uma iluminação suave, auxiliando no momento da amamentação”.

Banheiro
De acordo com Allan, este é um dos ambientes onde mais se cometem erros. A iluminação geral do cômodo deve ser uniforme e intensa. “Na área do espelho, é fundamental posicionar corretamente as luminárias para não criar sombras no rosto. Para isso, disponha uma luminária de cada lado do espelho”, finaliza Allan.

Reportagem publicada na revista Decore Bem

Nenhum comentário: