domingo, 15 de julho de 2012

Home e sala de jantar novos


Este foi o terceiro projeto que fiz para a revista Decore sua Casa. A seção é a “E agora, arquiteto?”. Desta vez foi uma sala, como home e jantar integrados. Vejam a matéria. A edição 16 da revista já está nas bancas.
  
“Quando mudei para esse apartamento, estava grávida e todas as atenções se voltaram para o quarto do meu bebê. Por isso, não tive tempo nem dinheiro para decorar os outros ambientes”, escreveu Heloisa Serra do Nascimento Lopes da Silva, do Rio de Janeiro, RJ, para a redação da Decore sua Casa. As dúvidas dela concentram-se na sala de TV integrada com a de jantar, que tem piso que imita madeira. “Gostaria de sugestões de móveis e decoração novos. Considero-me mais clássica do que moderna, porém clean. Gosto de colorido, mas nos detalhes”, explica a leitora. Ao arquiteto Allan Feio, coube a tarefa de criar um projeto especial para ela. Confira!
“Mantive o layout original e propus a troca dos móveis, conforme a vontade da leitora. O piso laminado também foi mantido nesta proposta”, explica o arquiteto Allan Feio, responsável pelo projeto em 3D. “Procurei seguir as diretrizes que ela passou. Criei um ambiente predominantemente clássico, neutro e sóbrio, mesclado com alguns elementos contemporâneos e coloridos. Esta mistura de estilos não deixa a decoração tão datada”, complementa.
“O móvel do home ocupa quase toda a parede. Um rack baixo e suspenso abriga os equipamentos de áudio e vídeo, além de duas gavetas com frente de laca branca. Acima, um armário com quatro portas, também de laca branca. A TV fica fixada em um painel na parede que recebeu papel adamascado em tons de verde”, explica Allan.


“Os tons utilizados foram marrom, bege e verde. A cor vinho aparece de forma bem discreta, em alguns elementos, como no quadro, nas almofadas e peças de decoração. As paredes foram pintadas com tinta acrílica em tom de café com leite. No teto, uma moldura reta em gesso”, detalha o profissional. “Para o estar/home, projetei um sofá com linhas retas e tecido aveludado marrom. Acima, uma grande tela abstrata. Para compor o espaço, uma poltrona clássica com tecido bege. O tapete claro quebra um pouco o tom escuro do piso. Uma mesinha lateral com tampo de vidro completa o espaço”, continua.
“Na área de jantar, optei por uma mesa redonda de quatro lugares, que ocupa menos espaço, deixando a circulação livre. As quatro cadeiras estofadas receberam o mesmo tecido da poltrona clássica. Um pendente, também redondo, fica a pelo menos 80 cm do tampo para não atrapalhar a visão das pessoas. Um aparador em modelo clássico e um espelho veneziano dão apoio ao ambiente de jantar”, detalha Allan. O arquiteto diz que o painel com a foto do casal que antes ocupava esta parede ficou um pouco grande para o local, além de destoar da nova proposta mais clean. “Acho que fica melhor em um ambiente íntimo da casa, como o quarto”, finaliza.

Um a das dúvidas da leitora era com relação à cortina ou persiana que poderia colocar na sala, uma vez que a porta da varanda é praticamente grudada na janela. “Proponho um modelo de linho com varão e ilhoses, ocupando toda a parede. Assim, a cortina esconde a porta e a janela. Quando for necessário abri-la, ela ficará recolhida no canto à direita, sem atrapalhar a abertura”, conclui o arquiteto.


Texto: Ana Alice Santos
Imagens 3D: Allan Feio Arquitetura

Nenhum comentário: