domingo, 10 de junho de 2012

Os perigos das instalações elétricas


Geralmente, quando estamos construindo ou reformando, nos preocupamos mais com as questões estéticas que compõem a obra. Qual o piso mais adequado? Que cor pintar as paredes? Que tipo de forro instalar? E por aí vai.
O que muita gente esquece é que existem muitos outros elementos mais importantes com que se preocupar durante a obra. A instalação elétrica é um deles. Você já imaginou os estragos que um curto circuito pode causar na sua casa em função de uma instalação mal feita? Você sabia que a vida útil de uma instalação elétrica é em média 10 anos?
Esta conscientização dos riscos de acidentes elétricos é um dos objetivos do Programa Casa Segura, um projeto desenvolvido no Brasil e em outros países da América Latina, como Argentina, Chile, México e Peru. Além de informar sobre os riscos, o programa procura orientar sobre o impacto destas instalações no consumo excessivo de energia e na desvalorização das edificações.
O Casa Segura criou uma série de vídeos de animação, onde a personagem Dona Helena apresenta situações que podem acontecer em casa, caso as instalações elétricas estejam inadequadas. É "Minuto Casa Segura". Para conhecer melhor o programa e assistir aos vídeos, é só entrar no site:
www.programacasasegura.org/br

Ou acessar as redes sociais:

Então, já que você tomou consciência dos riscos que uma instalação mal feita ou velha traz, chame um bom profissional eletricista e faça uma revisão na sua rede elétrica. A prevenção é a maior solução!

3 comentários:

Renata disse...

Oi Allan!

Pior é que é verdade, a gente fica se preocupando em qual piso é mais bonito e etc. rsrs
Aqui, felizmente, troquei toda a fiação do apê agora com a reforma, porém sei que cometi uma falha, não fiz projeto com um engenheiro eletricista...a tal da pressa...

Abraços, Renata
palpitandoemtudo

Allan Feio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Allan Feio disse...

Oi Renata,
Só o fato de você ter trocado toda a fiação do ap já é uma ótima atitude.
As vezes o morador quer economizar e acaba comprando material de segunda ou aproveitando material velho. Tem um eletricista que trabalha comigo que se recusa a emendar fio elétrico. Ele está mais que certo. É o trabalho dele e a nossa vida que estão em jogo.
Divulgue no seu blog o Programa Casa Segura. Eles estão a procura de blogs para fazer parceria.
Grande abraço