domingo, 19 de fevereiro de 2012

Com que cor eu vou?


A cor é um elemento muito importante na decoração. É capaz de criar efeitos e transmitir sensações. Por isso, sua escolha exige uma atenção especial. Veja como aplicar a cor certa no seu ambiente:

1.      Além da questão estética, a escolha das cores e tonalidades deve levar em consideração a influência que elas podem exercer sobre nós. Deve-se avaliar ainda que efeito se deseja.

2.     Cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) são ótimas para destacar um detalhe. Entretanto, podem dar impressão de que o espaço é menor.

3.     Para dar sensação de amplitude, deve-se investir nas cores frias (azul e verde). Elas são capazes de deixar o ambiente maior e mais luminoso.

4.      A cor da tinta selecionada pode sofrer alteração quando aplicada, em função do tipo de luz do ambiente. Por isso, para não ter surpresas desagradáveis com a tonalidade escolhida, recomenda-se fazer um teste em uma pequena área antes de pintar toda a parede. Escolha um tom mais claro do que você gosta, pois a tinta tende a escurecer quando aplicada na parede.

5.      Conforme as cores são combinadas, o resultado pode ser alterado. Duas cores quentes juntas tendem a parecer mais frias e duas cores frias juntas parecem mais quentes.

6.     Para dar sensação de rebaixamento em ambientes com pé direito alto, deve-se aplicar uma cor mais clara nas paredes e outra mais escura no teto. Para ambientes baixos, inverta a combinação.

7.     Em ambientes muito compridos, como corredores, aplique uma cor quente na parede final.

8.     Se estiver na dúvida, trabalhe com apenas uma cor, variando seus tons.

4 comentários:

Renata disse...

Oi Allan,

Sempre fico insegura quanto à escolha das cores, mesmo sabendo que, se não gostar, dá para repintar. O tom que mais gosto é azul, sei que já está meio batido mas gosto do azul acinzentado, é um tom que me relaxa.
Boas as dicas!

Abraços, Renata
palpitandoemtudo

Allan Feio disse...

Oi Renata,
Muito obrigado. Também gosto do azul acinzentado. Aliás, adoro os tons de cinza.

Abraços

Anônimo disse...

Olá allan,
Muito boa suas dicas,principalmente quando se trata de cor.
Vou ''adotar'' as técnicas em meus futuros trabalhos..

abraços...

Allan Feio disse...

Olá Marcos,
tudo bem? Que bom que gostou das dicas.
Espero contar sempre com a sua visita por aqui.
Abraço
Allan