sábado, 28 de janeiro de 2012

Arrume a casa para o seu pet


Foto: Revista Casa e Jardim
Você sabia que o Brasil tem pelo menos um animal de estimação para cada dois habitantes? Com essa população, é quase certo que a maioria das casas brasileiras tenha um hóspede de quatro patas, o que exige cuidados especiais na construção e decoração destes imóveis tanto para evitar o desgaste da estrutura e dos móveis, quanto para proteger a saúde e o bem estar do seu pet.
 “No começo, é sempre lindo ter aquele bichinho fofinho, mas depois que ele destruir sua cortina, fizer xixi no sofá, roer o pé da sua casa e desfiar o carpete, o que sobra é o gasto com a reposição dos móveis", afirmou o arquiteto paraense Allan Feio. Segundo ele, para evitar essa situação é preciso investir na educação do pet e reorganizar espaços. "O primeiro passo é retirar os tapetes ou carpetes porque gatos afiam as unhas em qualquer lugar e os cachorros gostam de demarcar território", afirmou. Caso eles sejam indispensáveis, Allan aconselha materiais sintéticos.

Fernanda Antunes acredita que outra preocupação dos donos deve recair nos pisos. "Os mais indicados são os revestimentos cerâmicos e porcelanatos com pouco rejunte, já que acumulam menos sujeira, são mais fáceis de limpar e mais resistentes”.
Já para as cortinas, outro ponto crítico em casas com animais de estimação, Fernanda indica materiais que possam ser limpos no próprio local, como telas solares ou blackout de PVC. Esses materiais também juntam bem menos poeira e pelos de animais, e não desfiam em caso de arranhões. "Se optar por cortinas de tecidos tradicionais, elas não devem ir até o piso (no caso de quartos).

Saiba mais


Pisos
Devem ser de porcelanato ou qualquer outro material lavável e resistente a arranhões.

Quem não abre mão da madeira natural deve evitar o acabamento com verniz, que pode ficar marcado. Uma boa opção são pisos laminados que imitem a textura da madeira.

Já o carpete e tapetes, embora sejam ótimos para os animais, pois são mais quentes e não escorregam, têm dois inconvenientes: são difíceis de limpar e podem se tornar um abrigo de pulgas e carrapatos.

Paredes
Nas paredes, vale passar massa e tintas acrílicas.

Sofás e cortinas
Quem tem um animal em casa sabe que os sofás são um parque de diversões para gatos e cachorros. Para evitar rasgões, arranhões e odores desagradáveis, o ideal é investir em tecidos de tramas fechadas ou couro texturizado. Também podem ser usados brim, sarja, vinil, camurça, chenile e lona. O uso de capas também pode salvar seu móvel.

Já nas cortinas, vale optar por tecidos impermeáveis ou até persianas.

Móveis
Em ambientes onde os animais vão passar muito tempo, evite móveis de madeira.

Cuidado ao distribuir vasos, porta-retratos e outros itens de decoração nas mesas de centro, estantes e aparadores: gatos podem subir nesses lugares e acabar derrubando os objetos.


Esta reportagem foi publicada no jornal Diário de Pernambuco, em 26/01/2012.

4 comentários:

Aline Blum disse...

Adoro bichinhos. A minha Nina tem uma casinha só pra ela. Ela nunca me deu prejuizo. Sempre foi educada. òtimas dicas

Edu disse...

O pior de uma casa com animais é o cheiro forte de urina. Quem mora nem sempre percebe, mas os visitantes sentem. Tem que ter um piso de fácil limpeza mesmo.

Taty Paes disse...

Allan, adorei as dicas. Minha sala é em tabua corrida e está toda manchada com a urina dos meus cahorros. Bom saber que tem jeito.

Anônimo disse...

Muito bom. Adorei!