domingo, 10 de abril de 2011

Dicas de decoração


Fotos: Allan Feio Arquitetura
Esta reportagem com a minha consultoria foi publicada na edição 457 da revista Malu. O texto é da repórter Anaiza Selingardi. Veja a publicação aqui.


21 soluções para transformar os ambientes sem gastar demais


Cores certas

1. Antes de definir a cor que vai usar para pintar um determinado ambiente, pense no efeito que quer produzir. A pergunta é: “que clima quero criar?”

2. As cores quentes, como o vermelho, laranja e amarelo, são ótimas para destacar um detalhe ou criar um clima aconchegante. Entretanto, podem dar impressão de que o espaço é menor.

3. Já as cores frias, como o azul e o verde, dão a sensação de amplitude, deixando o ambiente maior e com mais luminosidade. Porém, em excesso, criam monotonia.

4. Cuidado com o excesso de branco! Um ambiente muito claro pode trazer paz e calma, mas também frieza.

5. O vermelho pode trazes diversas sensações, dependendo da forma com que for usado: em excesso, provoca excitação e nervosismo, mas em pequenas doses é sinônimo de sofisticação.

6. Não quer correr o risco de errar? Escolha a cor verde. É neutra, combina facilmente e proporciona sensação agradável.



“Na hora de escolher as cores que irão compor um ambiente, é preciso estar atenta a diversos fatores: estética, preferências pessoais e influência que as cores têm sobre nós e sobre os espaços”, alerta o arquiteto Allan Feio.


Amplie os espaços

7. É preferível ter um sofá de três lugares e uma poltrona, do que um jogo inteiro de dois sofás. Assim, você continua com a mesma quantidade de assentos e há mais espaço para circulação.

8. Invista em móveis multifuncionais, como os puffs coloridos que podem ser usados como apoio, mesinha ou assento extra na sala.

9. Para a parede, escolha cores claras e aposte no mesmo piso para a casa toda, criando uma uniformidade.

10. Faça bom proveito dos espelhos, que ampliam os lugares. Escolha posições estratégicas e use-os em qualquer cômodo.


Mude a sala

11. Para quem não quer gastar muito, vale a pena mudar os detalhes da sala. Sem exagerar, invista em peças modernas como vasos, velas, quadros, almofadas e abajures.

12. Troque a cor de uma das paredes. Utilize papel de parede, que dá um ar sofisticado, aplicando-o em uma única parede. Em lojas de home Center você encontra adesivos decorativos par serem colados direto na parede.

13. Priorize as plantas ao decorar a sala de estar, o cartão de visita da sua casa.


Quarto das crianças

14. Aposte numa decoração que possa acompanhar seu filho ao longo dos anos. Trabalhe com cores mais neutras e claras e, a cada período, modifique só os detalhes, como colchas, tapetes, almofadas...

15. Utilize prateleiras e nichos coloridos (espécie de caixa pregada na parede para abrigar objetos) que servem como elementos decorativos.


Cozinha e banheiro

16. Para a cozinha, escolha revestimentos claros, que transmitem sensação de limpeza. Aplique pastilhas coloridas em apenas uma das paredes.

Atenção: Se o seu revestimento for daqueles antigos, como o azulejo decorado, não precisa quebrar tudo, basta pintá-lo com tintas especiais para azulejos.

17. No mercado, já estão disponíveis adesivos decorativos que podem ser colados em armários.

18. Quanto aos banheiros, o ideal é que também sejam claros. Se quiser, diversifique nas cores dos acessórios como porta-escovas, saboneteira e tapete.


Decore a varanda

19. Os móveis utilizados nessa área precisam ser de materiais mais resistentes, já que ficam expostos ao sol e à chuva. Prefira objetos de alumínio ou plástico, tecidos impermeáveis e fibras sintéticas.

20. Se quer trocar o piso, mas não tem recursos no momento, coloque um deck de madeira, vendido em módulos nas lojas de material de construção.

21. Se houver espaço, faça um pequeno jardim. Caso não tenha lugar para canteiros, aposte em vasos de plantas de várias espécies e alturas.


“Não é preciso seguir a decoração de outros espaços da casa, mesmo que seja uma extensão da sala”, sugere Allan.

2 comentários:

Ana Carla disse...

Oi Allan
Otimas dicas! Concordo com vc, não precisamos seguir a decor em todos os ambientes, aqui em casa tem um mix saudável.
Otimo domingo

Anônimo disse...

Allan,
Tenho intenção de construir o banheiro nas cores claras.Para bancada, penso em colocar uma de marmore, tipo travertino.A minha idéia está adequada quanto ao custo/manutenção, ainda não fiz o orçamento? Vc tem outra sugestão?
E se existe fornecedores bons em Belém.

Desde já obrigado