domingo, 6 de março de 2011

O charme desgastado do Shabby Chic

Foto: Blog da reforma
Depois do Hi-lo, outra tendência decorativa está despontando. O tema da vez é o Shabby, ou melhor, Shabby Chic. O termo significa surrado, gasto, detonado, envelhecido. É outro estilo queridinho dos descolados.
Diria que o shabby é uma variação do vintage, onde os móveis que compõem a decoração são originais e bem conservados. Nesta nova tendência, não basta ser velho, tem que parecer velho. Se antes aquela imperfeição no móvel era escondida, o charme agora é exibi-la.
O ambiente ganha um ar despojado e rústico e ao mesmo tempo sofisticado e elegante, ou seja, contraste total. Geralmente a base é uma decoração com móveis contemporâneos e apenas detalhes envelhecidos, que se tornam o destaque do ambiente. Esta peça pode ser um sofá de veludo gasto, uma cadeira de ferro enferrujada, uma cortina levemente puída, um espelho oxidado ou um móvel desgastado pelo tempo. Todos devem estar invariavelmente em bom estado, pois o estilo shabby rejeita móveis quebrados.
Uma característica muito forte do shabby chic é a cor branca. Em regra, os seus elementos decorativos são brancos, ou alguma variação em tom pastel deste, como o off-white. Por isso a pátina é tão comum na decoração shabby. Outra técnica bastante usada é o estuque veneziano, que proporciona uma aparência manchada e irregular.
Assim como no hi-lo, a harmonia é fundamental para que o novo e o velho convivam em perfeita sintonia.
O Brasil ainda não “comprou” este estilo. Ele é muito comum nos Estados Unidos, principalmente na casa daqueles que curtem o country. Se esta tendência é apenas um modismo, só o tempo dirá.

2 comentários:

Ana Carla disse...

Allan
Sou um pouco de tudo isso, adoro, retro, vintage e Shabby Chic em decor!!!
bjo
Ana

Renata disse...

Oi Allan!
Gostei do post! Nunca havia entendido muito bem o termo shabby chic que sempre vejo pelos blogs norte americanos. Valeu pela explicação. Gosto do shabby, mas curto mais o vintage.
Beijos, Renata
palpitandoemtudo