quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Revestimentos podem transformar a casa

Fotos: Allan Feio Arquitetura
Muitas vezes não são necessários grandes investimentos e projetos mirabolantes para renovar a casa. A simples troca dos revestimentos antigos e fora de moda, por outros mais atuais, já é suficiente para dar uma cara nova ao ambiente.
Este apartamento de 80m², localizado em um prédio antigo, aparentemente estava sem manutenção e reforma há bastante tempo. Os revestimentos estavam desgastados e totalmente ultrapassados. As instalações precisavam ser revistas. Mesmo assim, o casal achou que seria um negócio viável e resolveu comprá-lo. Coube a mim a missão de transformar o apartamento.
Resolvemos não fazer grandes alterações na planta. O Investimento maior foi mesmo na troca de revestimentos, louças e acabamentos. O piso original era em taco de madeira, que foi substituído por porcelanato, mais prático e atual. As portas principais foram trocadas, enquanto que as internas reformadas e pintadas.
Com o recuo da parede da cozinha para ampliar a área da sala, uma viga de 70 cm surgiu no meio do ambiente. Foi necessário criar um rebaixo no forro de gesso, que passou a ter 3 níveis de altura e uma forma sinuosa. Uma moldura em linhas retas finalizou o forro. Com o rebaixo, foi possível redistribuir a iluminação, antes centralizada em dois pontos apenas.
A cozinha e o banheiro sofreram as maiores intervenções. Estes ambientes pareciam escuros, em função dos revestimentos “carregados”. Nada foi reaproveitado. No banheiro adotei o revestimento Gallery White da Gyotoku no piso e na parede, com detalhe em Gallery Blue e faixa em pastilha Vitrus (2,5x2,5 cm). A bancada em granito branco recebeu cuba de apoio oval na cor branca.
Na cozinha, revesti até o teto a parede onde fica a pia e o fogão. O revestimento desta parede é o Gallery Brown, enquanto que as demais receberam Gallery Sand até 1,60m e listelo Pencil da Cecrisa. As paredes da sala e quartos foram pintadas com tinta acrílica acetinada na cor pérola.
Como vocês podem ver, idéias simples e revestimentos acessíveis podem transformar um lar.

Um comentário:

Unknown disse...

Ô se transformam. Dão outra cara ao ambiente.
Adorei as mudanças.
Abs.