domingo, 20 de fevereiro de 2011

Os efeitos do ladrilho hidráulico

Fotos: Internet
O ladrilho hidráulico é uma das estrelas do momento. Este revestimento, bastante característico da arquitetura colonial, voltou com força total, de carona na onda retrô. No século XIX era sinônimo de nobreza nos palácios europeus. Já no começo do século seguinte virou moda no Brasil. Aqui em Belém, pode ser visto em diversos casarões do centro histórico.
Engana-se quem pensa que azulejo e o ladrilho hidráulico são a mesma coisa. O ladrilho tem fabricação totalmente artesanal, peça por peça. A massa pigmentada é prensada em moldes e a cura se dá na água, daí a denominação hidráulica. Os azulejos são industrializados e passam por um processo de queima em forno.
O ladrilho hidráulico é uma ótima opção para quem quer fugir dos porcelanatos e pastilhas. Podem ser aplicados em pisos, paredes e tampos de mesas. Os padrões mais tradicionais são os geométricos, art déco, florais e lisos, mas é possível encontrar também desenhos mais contemporâneos.
A forma mais clássica de usar o ladrilho hidráulico é criar um tapete mesclando peças decoradas com lisas. Hoje em dia, arquitetos e designers costumam criar um painel com modelos e desenhos variados, uma espécie de patchwork de ladrilhos hidráulicos. Pode-se criar ainda faixas e detalhes variados, combinando o ladrilho com outros materiais como o cimento queimado, por exemplo.
É importante tomar alguns cuidados na instalação do ladrilho hidráulico. Como são artesanais, as peças podem apresentar variação na espessura, que deve ser compensada com a argamassa durante a instalação. Após o assentamento, a superfície deve ser impermeabilizada com resina própria, para evitar manchas.
Para quem se interessou, o metro quadrado do ladrilho pode variar de R$25 a R$200, os modelos mais sofisticados.


7 comentários:

Gabi - ObraVipBlogs disse...

Lindo demais decoração com ladrilhos! Dá um toque todo especial! Muito obrigada por todos os comentários lá no blog e parabéns pelo seu blog, está incrível!

beijos

Larissa disse...

Adoro esta ideia de decorar com ladrilhos hidráulicos e fazer uma espécie de patchwork.
Muito bacana mesmo!

Concordo com você quanto ao estilo retro: é preciso combiná-lo com acessórios e móveis contemporâneos. Nada de transformar a casa em museu!

Obrigada pela visita :)
Bem legal seu blog!

http://www.minhacasaminhacara.com.br

Anônimo disse...

Oi! Alan! tb sou paraense morando no RJ. Adoro ladrilho hidráulico me faz lembrar a cozinha de minha vó. Posso combiná-lo com porcelanato? marilea.adv@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi! Alan! tb sou paraense morando no RJ. Adoro ladrilho hidráulico me faz lembrar a cozinha de minha vó. Posso combiná-lo com porcelanato?

Allan Feio disse...

Marilea,
pode juntar o ladrilho hidráulico com o porcelanato. Este contraste pode criar uma composição interessante.
De preferência use ladrinho em detalhes, para que as peças se destaquem.
Obrigado pela visita.

ABraço
Allan

Unknown disse...

Allan,muito obrigada por sua atenção!Sucesso. Lea

giselle disse...

Allan, adorei sua postagem sobre os ladrilhos hidráulicos, porém tenho dificuldade para os encontrar a venda em belém...poderia me dar uma dica? Obrigada!