domingo, 14 de novembro de 2010

Segurança e estilo no guarda-corpo

Foto: Internet
O guarda-corpo e o corrimão são elementos de segurança em uma edificação. Servem para proteger o morador de possíveis acidentes e quedas em escadas, sacadas, mezaninos e qualquer outro local com diferenças de níveis e alturas. São regulados por normas técnicas da ABNT, que especificam os cuidados e regras a serem seguidas. Não é porque eles são meios de proteção que você não vai se preocupar com estética deles.
O guarda-corpo pode ser um ótimo artifício decorativo em uma residência. A escolha da forma e do material a ser empregado geralmente depende do estilo usado na composição arquitetônica da construção. É bom levar em consideração a decoração da casa também, evitando assim criar um visual desarmonioso. No caso de escadas, o corrimão e o guarda-corpo devem seguir a mesma linha. Um deve ser o complemento do outro. Definida linha a ser seguida, deve-se adotar este padrão em todos os corrimãos e guarda-corpos da casa.
Dentre os materiais mais comuns usados na confecção do guarda-corpo estão o aço, ferro, inox, alumínio, madeira e vidro. A madeira proporciona um visual mais rústico. Já a madeira trabalhada, com entalhes, por exemplo, casa perfeitamente nos estilos mais clássicos. Talvez o vidro seja o material mais usado atualmente na confecção de guarda-corpos. O vidro imprime um ar mais contemporâneo ao local. Fica refinado e ao mesmo tempo neutro e discreto. É possível criar um guarda-corpo só com as folhas de vidro, sem perfis e molduras, como o da foto ao lado. Fica perfeito. Neste caso, prefira os vidros laminados, que são mais seguros e resistentes.
O aço também cria uma aparência refinada. O acabamento pode ser escovado ou polido. O aço, por ser mais duro, acaba limitando um pouco a criação de formas mais elaboradas. O ferro, mais maleável, já permite o desenvolvimento de desenhos. Além disso, seu custo é bem inferior ao do aço. O ferro aceita pintura do tipo epóxi ou automotiva. O ideal é sempre escolher cores neutras como branco, preto, prata e bronze. É possível ainda mesclar mais de um material para compor o guarda-corpo. Tudo depende da criatividade.
Por fim, é importante levar em consideração ainda se haverá crianças morando no local. Neste caso deve-se ter cuidado redobrado na escolha dos materiais e da forma do guarda-corpo, evitando assim possíveis acidentes.

2 comentários:

Carol Leal disse...

Seu Blog ta muito legal, parabéns! Mas que tal colocar seu blog com dominio proprio, muito mais facil das pessoas aprenderem seu endereço. Caso tenha interesse entre em contato conosco pelo endereço www.carolleal.com.br.

Viplan disse...

A empresa especializada em Guarda-corpo em São Paulo é a Viplan, acesse o site: www.vidracariaviplan.com.br e encontre mais informações sobre Envidraçamento de sacada.