domingo, 7 de novembro de 2010

O design inusitado de Philippe Starck

Foto: Casa e Jardim
Se você gosta de design, com certeza já ouviu falar de Philippe Starck. Se não ouviu, pelo menos já viu alguma peça feita por ele, mesmo sem saber. Nascido no ano de 1949, o francês atua em diversos segmentos, da arquitetura ao design de produtos, passando pelo mobiliário. É considerado por muitos o maior designer do século XX, famoso pelo estilo leve e contemporâneo e pelos materiais inusitados empregados em suas criações.
Na década de 70 fundou a sua própria empresa, a Starck Productions, quando se destacou pelos projetos arquitetônicos e objetos visualmente surpreendentes. Suas criações são as mais variadas: vão desde escovas de dente, passando por barcos, móveis, malas de viagem, luminárias, telefones, até o projeto de todo um ambiente ou edifício. Sempre teve a preocupação de imprimir seu estilo contemporâneo nas peças comuns, que usamos no dia-a-dia. Um dos produtos desenvolvidos por Starck que mais fez sucesso foi o espremedor Juicy Salif, feito de alumínio, que tem um desenho extremamente inovador e ainda assim é funcional.
Philippe Starck foi o grande responsável pela introdução dos “móveis de plástico” na decoração de interiores. O plástico (que pode englobar fibra de vidro, resina de poliéster, polipropileno, poliuretano, policarbonato, acrílico, entre outros) era considerado um material inferior e de mau gosto, mas Starck transformou-o em um produto moderno, afinado com as tendências atuais de sustentabilidade. Em função de sua flexibilidade, o plástico permite uma liberdade maior na criação das peças. Uma de suas criações mais notórias de Starck é a linha Louis Ghost (foto), uma cadeira barroca Luís XV revisitada, toda feita de policarbonato injetado, peça pouco provável de decorar uma sala até alguns anos atrás. Outra criação seguindo este conceito foi a cadeira Mr Impossible, que parece “flutuar” no ar, graças às pernas transparentes, feitas de hastes vazias circulares, sobre as quais se apóia um assento disponível em várias cores.

Publicado na Revista Você Empresarial – Coluna Design por Allan Feio

2 comentários:

Gabi - ObraVipBlogs disse...

Amo o design do philippe starck, e a cadeira ghost é sua peça que eu mais gosto! adorei o post, merecida homenagem!

beijos

Gelly disse...

A criatividade não têm limites. Por isso, não pode nem deve ser segmentada. Parabéns pelo trabalho! Confere um pouco do meu trabalho lá no blog :)