Fotos: Internet

O valor para colocar este tipo de revestimento em casa pode variar de acordo com a pedra escolhida. Em geral, granito e mármore podem custar mais caro que as demais pedras naturais. Em média, é preciso desembolsar R$ 55 por metro quadrado. “Se pensarmos no custo benefício, a canjiquinha pode sair até mais em conta do que uma pintura comum, visto a resistência elevada. A pedra não requer grande manutenção e, se bem colocada, tem durabilidade prolongada”, afirmou Feio.
Segundo o arquiteto, a pedra mais utilizada é a São Tomé, que pode ser encontrada nos tons branco, amarelo e rosa. “Cada tipo de pedra traz uma cor e uma sensação diferente ao ambiente.” Qualquer material que permita o corte em filetes pode ser utilizado, por isso, uma tendência bastante atual é a canjiquinha de madeira. “São painéis com filetes de madeira que criam um efeito parecido com o das pedras. Pode ser usada imbuia, freijó, canela ou ainda MDF com opções variadas de revestimento”, ressaltou Feio.
Aplicação deve contar com ajuda de profissional
A canjiquinha pode ser usada internamente em paredes, painéis, colunas, escadas, jardins internos, fontes d’água ou externamente, em muros e fachadas. Mas vale lembrar que a contratação de um profissional experiente para este trabalho é fundamental. “Uma instalação malfeita pode causar grande estrago no efeito desejado”, aletou Allan Feio.
Algumas dicas para uma boa aplicação
- É importante que a superfície onde será colocada a pedra seja rugosa. Caso a parede esteja lisa, será necessário picotar toda a superfície. Desta forma, a argamassa terá uma aderência melhor, evitando o descolamento de peças.
- É recomendável utilizar argamassa própria para pedras. Este tipo de argamassa proporciona maior aderência, característica importante por causa do peso das pedras. A argamassa comum pode manchar a pedra definitivamente.
- O operário não pode usar muita argamassa, pois o material pode vazar pelas bordas das peças.
- Para finalizar, após a secagem da argamassa, deve-se aplicar verniz específico para pedras, o que irá proteger sua parede. Se após a conclusão a pedra parecer manchada, não se preocupe, pois com o tempo este efeito tende a desaparecer.
Ideias deixam as canjiquinhas ainda mais bonitas

Vale lembrar que é arriscado utilizar elementos em uma parede canjiquinha, pois isso pode causar uma aparência visualmente pesada. “Aconselho a não utilizar quadros e outros objetos decorativos. A própria parede já é o destaque”, reforça o arquiteto.
Quem pretende criar um painel de canjiquinha para receber a TV, deve ter cuidado na fixação do suporte que receberá o aparelho, pois as pedras irregulares podem prejudicar a instalação. “É melhor deixar um espaço sem revestimento para fixar o suporte diretamente na parede”, aconselhou Feio.
Invista em uma boa iluminação – Uma boa dica é colocar várias luminárias embutidas no teto, ao longo da parede, ou ainda luminárias de piso. A iluminação deve destacar a parede. “Arandelas casam perfeitamente com a canjiquinha e são muito bem vindas”, concluiu Feio.
Publicada no Jornal Folha Metropolitana - Guarulhos/SP
Por Edilene Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário