sábado, 1 de maio de 2010

Como adaptar a casa ao cadeirante

Foto: Casa Cor
Você sabe o que é acessibilidade? Com certeza já deve ter ouvido este termo. Acessibilidade é dar possibilidade e condição de acesso, circulação, aproximação e alcance a um usuário de cadeira de rodas. Os espaços públicos ainda não estão totalmente adaptados às necessidades do cadeirante, mas a sua residência tem que estar ajustada. Nada melhor do que poder chegar em casa e desfrutar de liberdade.
A finalidade principal da acessibilidade é dar total independência ao morador, priorizando a circulação. O espaço não precisa ser muito grande, mas é importante que seja bem projetado para as necessidades da pessoa e que permita que o cadeirante se movimente no giro de 360º. Para começar, é preciso eliminar qualquer desnível, deixando o piso regular, estável e antiderrapante, facilitando o acesso a qualquer ambiente. Se a diferença de alturas for inevitável, deve-se prever rampas de acesso. Isso se aplica também para o deslocamento entre pavimentos. Este deslocamento pode ser feito ainda por elevadores especiais.
Outra preocupação é quanto a altura dos móveis, equipamentos, janelas e interruptores. O cadeirante deve alcançar qualquer objeto da casa sem ajuda de terceiros. Existem normas técnicas que definem padrões a serem seguidos, mas o importante é verificar a necessidade e medidas específicas de cada pessoa. O vão das portas deve ter, no mínimo, 80 cm e as circulações e corredores pelo menos 1,20 m de largura. Nos banheiros o ideal é prever barras de apoio ao lado do vaso sanitário e dentro dos boxes do chuveiro. Estas barras devem ter 70 cm de comprimento e precisam estar a 75 cm do chão. No boxe ainda é possível instalar bancos fixos para facilitar o banho. É importante também retirar colunas e armários sob os lavatórios, para facilitar a aproximação da cadeira de rodas. Esta regra vale também para pia da cozinha. As torneiras devem estar ao lado da pia. Os fogões tradicionais podem ser substituídos por cooktops.
A decoração do ambiente também deve ser bem pensada para não dificultar o acesso do cadeirante. A disposição dos móveis deve permitir a circulação sem empecilhos. Tapetes devem ser abolidos, pois podem atrapalhar o percurso. Uma dica especial é prever uma inclinação de 10º para frente na instalação dos espelhos.
Mãos a obra.

Fonte: IG

Um comentário:

Anônimo disse...

bonito o banheiro mas falta muito para ser adequado a uma pessoa de necesidades especiais.