sábado, 24 de abril de 2010

Na cozinha planejada é fundamental aliar praticidade e estética

Foto: Casa e Jardim
Os tempos mudaram e o design de interiores acompanha os novos costumes. Se antes a cozinha destinava-se exclusivamente à arte da culinária, hoje o ambiente ganha status, tornando-se uma espécie de ponto de encontro com requinte e bom gosto. Mas, para que esse lugar seja agradável e acolhedor, é fundamental aliar praticidade e estética com o seu estilo. A cozinha planejada é hoje uma necessidade, como explica o arquiteto Allan Feio. "Os cômodos estão menores. É difícil criar uma cozinha funcional com móveis prontos. A cozinha modulada dá mais possibilidades de aproveitar melhor o espaço e organizar os utensílios", acredita.
Os materiais mais utilizados na confecção dos móveis são o aglomerado e o MDF (fibras aglutinadas de média densidade). "O vidro e o acrílico continuam em alta, pois dão leveza ao projeto e criam uma composição muito agradável" acrescenta Allan. E destaca ainda que o material utilizado não arranha, não pega fogo nem mofa. "Além disso, hoje é possível encontrar portas abrindo de diversas formas: para cima, para o lado, estilo sanfona. Tudo para aproveitar melhor o espaço", diz.
A variedade de opções em cores, texturas e padrões de revestimento gera um vasto leque de oportunidades para a criação de cozinhas. “O cliente tem uma infinidade ilimitada de combinações, podendo escolher entre nichos, prateleiras, gavetas e acessórios das mais variadas cores e que melhor atendam a suas necessidades”. Além do material de revestimento dos móveis, a qualidade das dobradiças, corrediças e puxadores também interfere na beleza, praticidade e durabilidade do móvel. Os acessórios ajudam na otimização e organização dos armários. São prateleiras aramadas, gavetas e gavetões, canto retrátil, porta latas, porta toalha, paneleiro aramado, porta detergente com chave, porta louças, porta livro de receitas, entre outros, com acabamento plástico, cromado ou inox.
As cozinhas planejadas ficaram mais acessíveis, pois as franquias tem planos de financiamento e parcelamento próprios. Na hora de escolher uma revendedora o arquiteto Allan Feio recomenda: “Procure tirar todas as dúvidas sobre a qualidade dos móveis oferecidos com o vendedor. Além disso, informe-se sobre o prazo de entrega e o tempo de montagem da peças para não ter surpresas desagradáveis”.
Publicado no Jornal O Liberal

Nenhum comentário: