domingo, 21 de março de 2010

Vamos criar um Home Theater em casa?

Foto: Revista Lush
Antigamente, a melhor maneira de assistir a um bom filme era ir ao cinema. Agora, a tendência é possuir sua própria sala de cinema em casa. Essa possibilidade torna-se viável devido aos avanços tecnológicos, que produzem equipamentos cada vez mais acessíveis. Home theater é sinônimo de lazer e momentos de entretenimento com a família a amigos. Se você está pensando em ter um, é preciso tomar alguns cuidados. Isso pede um ambiente calmo, preparado adequadamente para este fim. Se não puder dispor de uma sala só para essa função, pense em um canto calmo e afastado. O tamanho do local é um detalhe importante. O ideal é dispor de um ambiente com metragem a partir de 12m², que, além de comportar os equipamentos adequadamente, também garante mais conforto para as pessoas. Os sofás e poltronas devem estar dispostos sempre na frente, e nunca de lado para a TV. O conforto dos assentos deve ser um cuidado. É preciso considerar que a pessoa ficará sentada cerca de duas horas praticamente na mesma posição. Escolha sempre sofás e poltronas confortáveis, se possível com apoio para os pés. Uma ótima escolha é um estofado maior, com o recurso do assento extensível que transforma o sofá em chaise longue. Os tecidos dos estofados são um ponto importante a se considerar no que diz respeito ao conforto e à praticidade. Se o espaço permitir, invista em poltronas individuais que proporcionam maior comodidade. Mesas de apoio também são uma boa opção, pois o ideal é ter tudo sempre à mão. O móvel deve ser cuidadosamente projetado para abrigar todos os equipamentos, com nichos específicos para cada aparelho.

Acústica e Iluminação
Os materiais utilizados para revestir o ambiente podem interferir na acústica do local. Sem um tratamento acústico adequado, a ação de assistir um simples filme pode se transformar em uma experiência desagradável, não importando a qualidade dos equipamentos ali dispostos. Dê preferência aos materiais que melhoram a acústica. A dica é utilizar madeira, carpete e tecidos. Devem-se evitar superfícies que refletem a luz, como vidros e espelhos. Utilize cortinas para impedir a entrada de luz natural, com destaque para as do tipo black out. Trabalhar a iluminação indireta é a melhor solução, pois evita grandes contrastes entre sombras e claridade. Também são recomendados alguns balizadores, como luzes indiretas no rodapé, que não atrapalham a visão da tela, mas que orientam quem quiser se movimentar. A dimerização, que controla a intensidade das luminárias, é um investimento que vale a pena neste ambiente.

Equipamentos
Para construir um home theater básico você vai precisar de um televisor, um aparelho de DVD, caixas acústicas e um receiver. No momento, as televisões de plama ou LCD, com imagem em Full HD, são as mais utilizadas. A escolha do tamanho da tv vai depender das dimensões do seu ambiente, pois se optar por um aparelho muito grande você acabará não enxergando toda a tela. É importante levar em conta a distancia mínima que terá entre a poltrona e a tela, para obter o máximo de conforto e evitar fadiga ocular. A distância adequada deve ser de, no mínimo, 3m. O cálculo a ser feito é o seguinte: a distância entre a tv e o sofá deve ser multiplicada por 12, e o resultado você terá a dimensão da televisão em polegadas. Como regra geral, devemos considerar que para ambientes com até 12m² são indicadas as TVs de 29’’ e até 34’’. A altura da tv também é muito importante, devendo ficar entre 1,20 a 1,30m do chão ao centro da tv.
A disposição das caixas acústicas deve ser a seguinte: 2 caixas frontais, 1 caixa central e 2 caixas traseiras. As frontais, dispostas uma de cada lado da tv, reproduzem o som do ambiente. A central, que fica abaixo da televisão, é responsável pelas vozes. Os efeitos sonoros, como tiros e explosões, são reproduzidos pelas caixas traseiras, localizadas atrás do sofá, a uma distância de pelo menos 1,50m.
O receiver é extremamente importante, pois é o responsável por distribuir o som para todas as caixas acústicas. Além disso, é nele que se conectam todos os aparelhos de vídeo, de som, e outros aparelhos opcionais.

Agora é só relaxar e curtir seu home theater, assistindo a um bom filme. Aproveite!

Nenhum comentário: