domingo, 26 de julho de 2009

Você sabe o que é Geobiologia?

Foto: Casa Cor
Você deve estar se perguntando: Geobiologia? Qual a relação deste tema com a arquitetura? Eu respondo: Total. Qualquer construção é um ser vivo, composto de uma anatomia e de uma fisiologia particulares, que conferem características saudáveis ou não ao ambiente. Estas características são passadas aos seus usuários e moradores, interferindo diretamente em sua qualidade de vida. A noção de que os espaços interagem com as pessoas e de que esta interação pode ser saudável ou insalubre é o fundamento da Biologia da Construção, também conhecida por Geobiologia. Assim, ela pode ser definida como o estudo do impacto das construções sobre a saúde humana e a aplicação desse conhecimento para a construção ou modificação de lares e locais de trabalho. A Biologia da Construção busca gerar a “Casa Saudável”, mantendo sempre seu enfoque positivo, ou seja, tratando as casas como fonte de saúde e não de doenças. Seja comercial ou residencial, a habitação torna-se um espelho de nosso modo de viver, de nossa personalidade e de nossa alma. O contrário também pode acontecer. Podemos nos tornar reflexos dos lugares que frequentamos, já que somos alterados por eles caso a permanecia seja duradoura. Em primeiro lugar, desejamos que uma casa, ou um escritório, nos proteja das intempéries e das agressões naturais, e, em segundo lugar, que tenha um mínimo de conforto. Além disso, o design, as cores, os móveis e todos os demais detalhes serão a expressão do nosso modo de viver dentro e fora de "quatro paredes". A busca por habitações saudáveis, que nos tragam qualidade de vida e que sejam harmoniosas com o meio ambiente vem como uma resposta de seres humanos mais sensíveis à rápida e abrupta mudança que nossa espécie tem causado a si própria e ao planeta. A observação dos desastres ecológicos e sua repercussão em nossa vida, bem como os desequilíbrios causados à nossa saúde por maus hábitos, nos fizeram buscar algo que chamamos de qualidade de vida, ou seja, viver com saúde, com alegria e felicidade sem machucar ou causar dano ao próximo e à natureza. A extrapolação destes conceitos à casa ou escritório, procurando fazer com que estes reflitam essa preocupação pessoal, humanitária e ambiental é o que faz a ciência da Geobiologia ganhar cada vez mais força no mundo todo, juntamente com outros movimentos que buscam incentivar conceitos como qualidade de vida, sustentabilidade, vida saudável, ecologia, dentre outros. Os principais fatores estudados pela geobiologia, no sentido de trazer saúde aos espaços e conseqüentemente aos seus moradores são: Qualidade Interna do Ar, Umidade, Temperatura, Som, Iluminação, Radioatividade, Magnetismo natural, eletromagnetismo, Proporções harmonicas, Ergonomia, Materiais de construção e Perturbações geológicas. Os conceitos de arquitetura e medicina sempre estiveram ligados à existência humana e a busca por Casas Saudáveis nos acompanhará em nossa jornada rumo a um mundo e uma sociedade mais saudáveis e sustentáveis.

Algumas dicas para criar uma casa saudável:
- Usar Plantas de Interior;
- Instalar exaustores ou ventiladores em cozinhas e banheiros para reduzir a exposição a agentes biológicos;
- Utilizar e otimizar, sempre que possível, iluminação e ventilação naturais, criando espaços e aberturas à entrada da luz solar, direta ou indiretamente;
- Evite lâmpadas fluorescentes que utilizam reator externo;
- Prefira móveis feitos com produtos naturais, se possível de madeira certificada;
- Evite carpetes e materiais sintéticos para o piso. No caso de madeira, escolha vernizes que não exalem compostos orgânicos e não selem a madeira.
- Escolha tintas que não possuam metais pesados e compostos orgânicos voláteis, e que não selem a parede, impedindo-a de “respirar”.
- Branco é um tom neutro. Na dúvida, sempre se pode recorrer ao branco;
- Tudo em excesso é prejudicial;
- Use a decoração como parte integrante do local, faça com que ela some aos propósitos e idéia do lugar.



Fonte:
Allan Lopes – Geobiólogo (http://www.allanlopes.com.br/)

Nenhum comentário: