quarta-feira, 18 de março de 2009

O Cantinho nobre da carne

Uma churrasqueira é um local especial, ao redor do qual se reunirá os amigos e a família, por isso merece uma atenção maior no projeto e em sua execução.

Domingo é quase sinônimo de churrasco. Mas quem já se encheu de comer sempre no mesmo rodízio todo final de semana, tem a opção de montar a sua própria churrasqueira em casa. O mercado dispõe de equipamentos tanto para residências quanto para apartamentos. Mas antes de instalar sua churrasqueira fique atento às dicas do arquiteto Allan Feio. Quem tem um espaço amplo em casa, terá menos problema com a fumaça. O ideal é que a churrasqueira fique instalada em um lugar separado do resto da casa. A dica é instalar o equipamento próximo à área de lazer. Além disso, ninguém vai precisar ficar transitando dentro da casa para pegar um churrasco. O mercado oferece desde churrasqueiras mais tradicionais, como a de tijolinho aparente, até as mais sofisticadas. As pré-moldadas podem ser a saída para quem não quer ter muito trabalho. As mais comuns são as feitas de tijolo por serem mais práticas e baratas. Porém Allan chama a atenção para um detalhe. “O interessado deve ficar atento para o tipo de tijolo. Para churrasqueiras deve-se usar tijolos específicos, refratários, isto é, mais resistentes ao calor”. Nos últimos anos aumentou a procura pela churrasqueira com duto ou coifa em aço inoxidável. Para quem deseja algo mais sofisticado, o mercado oferece acabamento em vidro temperado, granito ou mármore para as laterais. Para os apartamentos, a dica é construir a churrasqueira embutida na alvenaria, a fim de que ocupe menos espaço. Em locais menores, também é indicado o uso de churrasqueira a gás. Desta forma, evita-se a fumaça pelo ambiente. Neste caso, integrar a churrasqueira à cozinha pode ser uma boa. Ainda há a opção de churrasqueira portátil. “Equipe o lugar com pia, geladeira e fogão para otimizar o espaço. As menores opções medem 100 cm de comprimento, 80 cm de profundidade e 160 cm de altura”, finaliza o arquiteto.


Publicado na Revista Diário - Jornal Diário do Pará

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, arquiteto allan, estive visitando seu blog na internet e gostei muito de suas dicas principalmente no quesito varandas.. eu vivo fora do brasil e minha casa possui uma varanda (em espanhol se chama galería) e eu gostaria muito de fechá-la integrando minha sala que é pequena (4X8) e criando um espaço de sala de tv mas sem perder a vista do meu jardim. Envio as fotos e se puder me dar uma dica de como resolver esse problema eu ficaria muito agradecida.
Desde já muito obrigada e aguardo seu contato.
Atenciosamente,
Nayara Maciel.

J.BOSCO disse...

Fantástico seu blog ,Alan!
Arquitetura é minha outra paixão...rsss
brigadão pela visita!!!
abraços