sábado, 7 de março de 2009

As cores e elementos da Índia

Foto: terra.com.br
Uma novela é capaz de ditar moda, não só no vestuário como na decoração também. A atual trama das oito, “Caminhos da Índia”, fez com que os objetos e artigos indianos invadissem o ocidente. A cultura indiana está conquistando os brasileiros, em função de suas cores quentes e vibrantes, texturas diferentes combinações inusitadas e formatos rebuscados. Por tudo isso, é necessário muito cuidado para não exagerar na dose e criar uma decoração over, transformando sua casa em um cenário de novela. O ideal é investir nos objetos e detalhes: tecidos, mantas, tapetes, espelhos, almofadas, lanternas, incensários, estátuas de deuses, lustres, baús, pufes, louças em prata são apenas algumas das possibilidades. Assim, é possível decorar sua casa mesclando os elementos indianos com os brasileiros, sem perder o charme. Qualquer ambiente pode receber uma decoração indiana, mas a preferência é pelos setores íntimos, como o quarto. Áreas externas, como gazebos e espaços de relaxamento, também são indicados. O piso do ambiente deve ser preferencialmente de cor neutra, pois assim é possível usar as cores em outros elementos de destaque. Os tons mais usados na Índia são os terrosos, crus e metalizados, extraídos das especiarias encontradas por lá, como canela, açafrão e curry, além das cores dourado, rosa, vermelho e azul turquesa. Como são cores estimulantes devem ser usadas em doses menores, como uma parede de impacto. As almofadas podem ser em seda ou algodão, com pinturas étnicas e aplicações de pedrarias e pequenos espelhos. Espelhe-as pelos cantos da casa. As características das almofadas também são encontradas nos xales e mantas que são bem aceitas sobre o sofá. Os sáris, tecidos longos usados pelas mulheres como vestidos, podem se transformar em cortinas ou cobrir outros espaços da casa. Os móveis indianos mais comuns são feitos em madeira entalhada ou fibra natural com estofado com tecidos bordados. Prefira os padrões mais escuros, como tabaco ou mel. As mesas tradicionais são bem mais baixas que as encontradas por aqui. A religiosidade é um ponto fundamental decoração indiana. É possível montar um pequeno altar indiano, misturando imagens, velas, incensos e flores, na sala de estar, quarto ou hall de entrada. A figura do Buda é bastante presente, assim como estatuetas dos deuses Ganesh e Shiva. Além destas, estátuas de animais, considerados sagrados pelos indianos, também são usadas. As imagens podem aparecer em quadros também. Arranjos com flores ou velas boiando são bem característicos, e podem ser usados como centro de mesa. Em função dos materiais aplicados serem mais nobres e rebuscados, algumas peças indianas podem ter preço pouco acessível. A solução é garimpar e investir em acabamentos similares, mas que provocam o mesmo efeito.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Allan, tudo bem?

Sou jornalista e estou fazendo uma matéria para a revista da Construtora Rossi sobre decoração indiana. Vi um texto seu na internet sobre o assunto e queria saber se poderia me dar uma entrevista. Podemos falar por telefone ou por email. A idéia é dar algumas dicas de como inserir elementos da cultura indiana na decoração da casa.
Você poderia me ajudar?
Caso queira conhecer melhor a revista, o site é: http://www.rossiresidencial.com.br/revista-rossi.aspx
Aguardo seu contato,
Obrigada,
Abraço
Melissa Diniz- jornalista

Danilo Ursino disse...

Olá Alan, tudo bem ??

Sou Designer Grafico gostei de suas dicas sobre cores e elementos da Índia fico feliz por essas dicas me ajudou muito a começar um trabalho que estou fazendo

muito Obrigado e parabens pelo seu trabalho