segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A Arte de Decorar


Decorar uma casa não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Por mais capricho que se tenha, a combinação de detalhes, cores das paredes, estofados e objetos pode valorizar, como também destruir sua decoração. É normal que, quando temos o nosso cantinho, sempre procuremos deixá-lo com a melhor aparência possível. Porém, pintar uma parede não é o mesmo que errar na composição do vestido e sapato. E, infelizmente, não dá para você voltar correndo e mudar todo o look. Mas, seguindo algumas dicas, é possível deixar o ambiente harmonioso e muito aconchegante e, o melhor, não desperdiçar tempo, nem dinheiro.
Como misturar a moda e a decoração? Cores neutras, como o branco, preto, cinza, bege e marrom, sempre estarão na moda. Como nos últimos desfiles para a temporada de verão, podemos ver que o roxo está chegando com tudo. Junto com ele, muitas estampas - floral, xadrez, listra, padrões étnicos etc. Tudo pode ser incorporado na decoração.
Para você que quer decorar o seu espaço com bom gosto, a opção é deixar as paredes e o mobiliário com cores neutras para poder usar e abusar das cores nos seus tecidos, almofadas e objetos decorativos. Além disso, você ainda pode se divertir com as estampas.
Mas se as paredes monocromáticas já não fazem mais sua cabeça, uma alternativa é recorrer aos papéis de parede. Sim, eles estão de volta - e com tudo! Caso você enjoe, é só tirar e trocar por um diferente, na maior tranqüilidade.
Buscar inspiração é fundamental para compor o ambiente. Olhe revistas, livros, filmes, preste atenção na moda. E ouse, pois para decorar, não é preciso seguir um padrão. Misturar um mobiliário moderno com design contemporâneo é um item antigo (especialmente aqueles de valor afetivo) e dá um resultado muito charmoso. Vidro, madeira e aço fazem uma combinação interessante e dão um ar moderno.
Só é preciso tomar algumas precauções. Quando você tem um sofá, por exemplo, que ache lindo e queira dar destaque, tome bastante cuidado para não poluir visualmente a área que o cerca. Se o sofá já for colorido e estampado, tente deixá-lo próximo aos itens que chamem menos atenção e sempre por perto de um ponto de iluminação. A luz é um grande truque para direcionar os olhos de quem visita um lugar.
Tudo é uma questão de estilo. Uma pessoa com estilo, cultura, pode ousar, abusar nas cores e não chocar, assim como uma pessoa que se veste com estilo. Mas se não tiver estilo, é melhor usar bom senso.
Amazônia Jornal - 31/08/08

Um comentário:

Anônimo disse...

rapaz, acabo de ver seu blog.
muito bom. conheço poucos blogs com conteudo de qualidade, especialmente na nossa área.
Sou estudante da UFPI, Arquitetura e Urbanismo. Gostaria de mater contato e trocar informações quando possivel