terça-feira, 20 de maio de 2008

Renove sua casa sem gastar muito

Entra ano e sai ano e a sua casa continua a mesma. Nem sempre é possível ter a decoração dos sonhos ou das revistas. O dinheiro curto não permite uma repaginada geral nos móveis como se gostaria. Porém, não é preciso jogar toda a mobília no lixo para ter uma decoração nova. Segundo o arquiteto Allan Feio, “uma opção econômica, fácil e rápida é dar cara nova aos móveis usados e investir nos detalhes, afinal eles fazem a diferença”. Confira algumas sugestões do arquiteto que podem renovar os ambientes da sua casa:
- Comece definindo o estilo que deseja implantar. Escolha uma família de cores para aplicar, assim fica mais difícil de errar. Sempre pense na decoração como um todo para não carregar o ambiente.
- Eleja uma parede de impacto, de preferência a primeira que vemos ao entrar no ambiente, e pinte de uma cor mais forte que o restante. Escolha a tinta de acordo com o efeito desejado. Caso queira um ambiente contemporâneo e alegre, opte pelos nuances de vermelho ou verde. Tons de café com leite dão ar elegante e clássico.
- Invista nos quadros, pois eles dão vida ao espaço. Pode ser uma única tela no centro da parede ou uma seqüência de quadros menores perfilados. Fotografias artísticas também são uma boa pedida, além de mandalas, imagens, esculturas e tapetes. Ouse na mistura de mais de um tipo de moldura, sem medo.
- Revitalize os móveis antigos. Um bom estofador pode transformar aquele sofá velho, apenas trocando o tecido. Crie um contraste revestindo o conjunto de sala de cores diferentes, mas complementares. A pátina pode ser uma opção viável, mas cuidado com os exageros. Substitua os puxadores antigos por outros mais atuais.
- Invista em luminárias, almofadas, vasos, arranjos, porta-retratos e pequenos enfeites.
- Inove. Aquele baú antigo pode se transformar no destaque da sua decoração. Um cesto pode servir para colocar revistas.
- Não esqueça das plantas. Um bom vaso traz um ótimo astral. Abuse das flores naturais. Evite arranjos artificiais.

Nenhum comentário: