domingo, 11 de maio de 2008

A diversidade das varandas

Muito se fala de decoração de interiores, valorizando quartos, salas, banheiros... Mas, como um ambiente que amplia os horizontes da casa, a varanda não poderia ser esquecida. É lá que as pessoas se reúnem os amigos nos dias mais quentes para almoçar, jogar ou bater um papo. É lá também que encontramos o espaço mais propício para relaxar, meditar e pensar na vida, ou mesmo namorar. Muitas vezes, porém, a varanda é pouco ou mal utilizada, simplesmente porque a decoração não foi bem planejada - e aí, é menos um cômodo da casa para ser desfrutado.
Nas varandas pode-se abusar da criatividade e investir de forma mais livre e original, não precisando necessariamente seguir a decoração de outros espaços da casa. Pode ser uma extensão da sala, mas com um clima diferente. O interessante é promover um ambiente gostoso para reunir a família e os amigos, mas que pode ser usado também a dois, para namorar, ou mesmo sozinho, para meditar, por exemplo.
Os equipamentos invadiram as varandas: TVs, frigobares. Algumas funcionam até como cozinha gourmet. Geralmente, para varandas de apartamentos que ganham novos elementos, como os aparelhos eletrônicos, é aconselhável que o ambiente seja fechado com portas de vidro.
Os móveis a serem colocados no local exigem atenção, principalmente no que diz respeito aos estragos causados pelo sol, pela chuva e pela maresia. O melhor é sempre observar se as estruturas dos móveis são de alumínio, para que não enferrujem e manchem as fibras e tecidos. A parte de estofados pode ser em tecidos de algodão ou impermeáveis. No caso das fibras, escolha as sintéticas, por serem laváveis. Já para madeiras, opte pela teca ou pela madeira de demolição, que são duráveis e mais resistentes à umidade.



Fonte: Jornal Amazônia Hoje, com alterações.

3 comentários:

Anônimo disse...

É muito difícil escolher os móveis para colocar na sacada, pois como chove muito, os móveis tendem a se estragar mais rápido.

Anônimo disse...

É possível fazer um espaço gourmet em uma sacada pequena? A minha sacada possui uns 2 x 3m e gostaria de fazer uma.

JCordas disse...

Esta interessado em troca de links?
www.decoracaomobiliario.com