quarta-feira, 28 de maio de 2008

O destaque do rodapé

Existem alguns elementos da decoração que, muitas vezes, passam despercebidos. Um desses elementos é o rodapé. A peça tem a função de proteger o revestimento da parede, assim como dar acabamento ao piso, além de ser um elemento decorativo. Objetivamente, serve para proteger a parede das batidas de vassouras, móveis e eventuais esbarrões. Normalmente a peça é feita de madeira, cerâmica ou granito. O acabamento pode ter cores e texturas diferentes como o tom natural ou pintado. Mas a criatividade de arquitetos e designers de interiores é tamanha que outros materiais ganham a parede, um deles é o aço inox. O que vai destacar o rodapé é a cor da parede. Por exemplo, quando a parede é escura o rodapé claro se destaca e o inverso também é válido. E se a função do rodapé é proteger a parede a altura mínima deve ser de 5 cm. Há uma tendência para utilizar peças com alturas maiores, com até 20 cm.

26 comentários:

RJ SUPORTE disse...

Realmente há uma tendência para utilizar Rodapés de 20 cm, na ultima obra que executei tinha um apartamento com rodapé de 20 cm, que pintamos de cor branca ficou super legal, show de bola

Anônimo disse...

A pouco tempo coloquei em minha casa rodapé de 20cm.
Pesquisei varios materias de rodapé, mais o que me chamou mais a atençao foi o de mdf.
Acho que vale a pena conferir o site da rodape.com

Anônimo disse...

Não podemos esquecer do rodapé fabricado em Poliuretano, pois além de não fazer sujeira, fácil de aplicar e não absorve umidade ao contrário das madeiras.
Conheça os diversos modelos de rodapé neste site (www.moldepol.com.br)
Um grande abraço á todos!

Liv disse...

Me ajude... tenho os rodapes ja pintados de branco, mas agora gostaria de um rodape mais escuro. o que devo fazer? que tinta usar? e tambem... os moveis devem combinar com o rodape?

Allan Feio disse...

O ideal é que você retire o rodapé e pinte-o com tinta esmalte com pistola de pintura para ficar um acabamento mais uniforme. Se não for possível retira-lo, chame um pintor profissional para fazer o serviço no local mesmo. O rodapé não precisa necessariamente combinar com os móveis.
Continue sempre acessando o blog e deixando comentários.
Abraços
Allan

Anônimo disse...

Comprei um piso de ceramica que imita madeira cerejeira, só que o meu pedreiro disse que ele é muito duro para cortar e fazer os rodapés. Pensei em fazer os rodapés de madeira. Fica estranho? Qual madeira devo usar? Tem que ser no mesmo tom de cor do piso cerejeira? Obrigaa!

Allan Feio disse...

Anônimo,
com certeza você deve procurar uma madeira para o rodapé com o mesmo tom do piso para harmonizar o conjunto.
Grande abraço

Ilha disse...

Muito bom o post! Foi o primeiro que encontrei ao pesquisar cor de rodapé...

Posso pedir uma dica? Tenho piso e rodapés padrão carvalho em todo o apartamento. Porém, as portas e esquadrias são em esmalte acetinado branco (padrão do edifício). Achei estranho o rodapé em tom diferente das portas... e agora? Pinto o rodapé para combinar com esses elementos?
Abraço!

Allan Feio disse...

Olá Alpha,
seria melhor se seu rodapé fosse da mesma cor das portas, afinal são do mesmo material e devem se completar. Você pode tanto pintar o rodapé quanto as portas. Você decide.
Continue sempre acessando o blog e deixando comentários.
Abraços
Allan

Anônimo disse...

Ola!
Compramos um apartamento que tem as portas na cor de madeira. Estamos optando pelo piso de porcelanato na sala e laminado nos quartos, ambos em tons claros (beges). As paredes são brancas. Estamos com muitas duvidas em relação aos rodapes: Haviamos pensando nos rodapes brancos de mdf, pela neutralidade, mas nao sabemos se o melhor é que os rodapes acompanhem os tons dos pisos, das aberturas ou das paredes? Devemos usar o mesmo rodape em toda a casa, mesmo com pisos diferentes? Ficaria bem rodapes no tom das portas, com pisos claros? Obrigada pela atençao! Eve.

Unknown disse...

Olá Allan,
Primeiro quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho que você desenvolve aqui. É muito bom ter a opinião de quem entende do assunto, nos deixa mais seguros.
Então, comprei uma casa de 30 anos e para não exceder o valor de que disponho para a reforma, pensei em fazer uma recuperação do assoalho, que é de taco e, ao invés de aproveitar o rodapé que já está no lugar, colocar um de poliuretano na cor branca e que combine com o roda teto. O que você acha?
O rodapé e o roda teto de poliuretano, se forem pintados, ficam naturais como os de madeira ou MDF?
Obrigada.

DICAS DE ANDREA AMBROSIO disse...

Boa tarde Allan,

Tive um problema serio no apto do Guaruja, estourou um cano e acabou com 136 metros lineares de rodape em MDF , me falaram que nao ;e mais para colocar em MDF e sim em madeira maciça de que material voce acho que eu devo colocar agora ?

Obrigada Andrea

Allan Feio disse...

Andrea,
o rodapé em madeira fica muito refinado e elegante, além de ser mais resistente que o MDF. Eu gosto muito. Você deve avaliar se o custo compensa, pois a madeira é mais cara que o MDF, por exemplo.

Abraços

Anônimo disse...

E Rodapé de Concreto?

recurso disse...

Bom dia Allan, estou perdendo o sono sem saber quais as cores que combinam melhor com paredes e rodapés e portas.
Fiz uma simulação na coral e escolhi Branco pinho para as portas e Luz Oxídrica para rodapé, portas e portais. Você acha que vai ficar muito forte essa cor para os portais?
Me ajude preciso comprar as tintas amanhã. Meu e-mail é theca_brandao@hotnmail.com
Obrigada

Anônimo disse...

Rodapés ficam mais bonitos na cor das portas , porque dai fica padrão , pelo menos eu acho , fui na casa de um amigo , e ele pintou de uma cor diferente , um tom mais claro das portas e ficou feio.......

Ros@ disse...

Boa tarde!
Para casas de alto padrão, qual o tipo de rodapé mais recomendado, tratando-se de altura.
Aguardo sua resposta, que tenho certeza que sera de grande ajuda!

Ros@ disse...

Olá, boa tarde!
Qual o melhor tipo de rodapé para uma casa de alto padrão, estou me referindo a altura, e também gostaria de saber qual o melhor, mais durável, entre poliuretano, poliestireno e eps.
Obrigada desde já, pois preciso dessa ajuda para comprar o correto!

Allan Feio disse...

Olá Ros@,
os rodapés de 20cm são bastante utilizados em residências e apartamentos de padrão mais alto.
Quanto ao material, acredito que o poliuretano, poliestireno e eps tenham durabilidade semelhante.

Espero ter ajudado.

Abraço
Allan

Anônimo disse...

Oi Allan, preciso de sua ajuda vc sabe onde posso comprar roda teto, alisar, de poliuretano em belém?
Desde já agradeço sua ajuda
flávia

Anônimo disse...

iniciaremos a fabricação de rodapés e rodatetos em poliuretano desde 7cm até 20cm,estamos abertos a sugestões e pedidos.
Entre em contato pelo telefone ou por email
(43)3343-2929 / (43)9632-5133
ou gentilfamilia@hotmail.com
Londrina - Pr

Beatris disse...

Olá! Parabéns muito bom o seu blog! Gostaria de uma sugestão. As vistas das portas e o rodapé podem ser de cores diferentes. Eu gostaria de pintar as portas de branco e o rodapé e as vistas das portas de verniz ou marrom. Obrigada.

Adriana Rigehz. disse...

Visitei seu blog e gostei muito de suas dicas.
Estou tendando decidir sobre o rodapé que devo usar, porém não encontrei nada sobre o assunto em seu blog. poderia me dar uma dica? ou me apresentar uma foto para comparar?
As paredes são pintadas de gelo, o teto e as portas de branco,
o chão será de laminado, o que seria melhor? usar o rodapé da cor do laminado ou da cor das portas (branco).

Muito obrigada pela atenção.
Continuarei acompanhando seu blog.

Allan Feio disse...

Olá Adriana,
tudo bem?

Acho que as duas opções ficam legais. Mas se tivesse que escolher entre as duas, colocaria da cor do piso laminado.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Olá, Bom Dia, muito bom o seu blog Allan. Em meus projetos sempre indico Rodapés Santa Luzia pois, já vem pré acabados na cor branca, possuem vários tamanhos, grande variedade em modelos e podem ser pintados de acordo com o ambiente. Uma sugestão de compra online é o site http://www.cmarceneiro.com.br/ .