quarta-feira, 4 de junho de 2008

Escolha a Tinta Ideal para renovar ambientes

Qual o melhor tipo de tinta? Tire suas dúvidas para fugir das ciladas.

Pintar a casa ou mesmo reformar e revitalizar um ambiente já desgastado pela ação do tempo e uso, requer muita paciência e certo conhecimento para não entrar nas recorrentes ciladas que este mercado dispõe. Nas lojas especializadas, há uma infinidade tão grande de tintas e produtos para acabamento e pintura que, na maioria das vezes, os consumidores acabam se confundindo na escolha do tipo de material e produto ideal a ser utilizado no serviço.
De fato, o resultado de uma má pintura acaba por comprometer toda a obra. Muitas vezes, isso ocorre porque o tipo de tinta escolhido não foi o ideal para a característica da parede, do ambiente e, conseqüentemente, não irá corresponder ao acabamento esperado.
O arquiteto Allan Feio explica: "É muito importante fazer uma pesquisa sobre o tipo de acabamento que desejamos para determinado ambiente, para depois escolhermos o tipo de tinta ideal a ser utilizada para este serviço. Muitas vezes, gostamos de um produto, de uma determinada marca, ou escolhemos o item mais caro da loja, mas ele não é o mais indicado para o que precisamos, e o resultado final acaba sendo desastroso".
Cada local requer um tipo diferente de tinta e o acabamento também interfere no resultado. “A versão brilhante não esconde os defeitos da superfície, pelo contrário, acentua. Em contrapartida, a fosca tem menos resina e por isso a água entra com mais facilidade”, alerta Allan.
Recomendadas para ambientes internos, as tintas PVA são ideais para as superfícies de gesso, alvenaria e concreto pois possibilitam retoques e podem esconder os pequenos reparos e imperfeições na área a ser aplicada. “Em cômodos onde há um trânsito maior de pessoas, priorize as opções laváveis, como semi-brilho”, orienta o arquiteto.
Em alvenaria externa, use o látex acrílico, que além de embelezar as paredes é mais durável e resistente, formando uma camada protetora contra as ações do tempo.
A escolha da cor é outro fator de fundamental importância para um resultado final satisfatório,alerta Allan Feio. “Fazer um teste em uma parte da parede é o mais recomendado. Quando as cores secam, algumas clareiam e outras escurecem o tom, o que causa insatisfação ao cliente”, informa.
Publicado em O Liberal

Nenhum comentário: